BIBLIOTECA

Aplicação da metodologia de gestão de ativos nas instalações de coleta e tratamento de esgoto

Resumo

A aplicação da Metodologia de Gestão de Ativos nas unidades operacionais das instalações de coleta e tratamento de esgotos oferece a possibilidade de racionalização das intervenções ao longo do ciclo de vida dos ativos de maneira objetiva, auxiliando na tomada de decisão e no planejamento de médio e longo prazo. O método apresenta critérios objetivos que possibilitam a avaliação do tempo restante de vida útil do ativo e do impacto de sua falha no local onde encontra-se inserido. Este impacto é calculado através da relação entre a Probabilidade de Falha (PoF) e a Consequência da Falha (Cof) resultando no Nível de Exposição ao Risco (NER). Este indicador possibilita a priorização das intervenções. A escolha da intervenção define-se através do Estudo de Viabilidade Econômica Financeira (EVEF) para diferentes tipos de intervenções caracterizadas por: recuperação, reabilitação ou substituição e o acréscimo de vida útil que cada intervenção oferece.

Introdução

O setor de saneamento básico nacional encontra-se ainda incipiente em suas ações relacionadas à universalização da coleta e tratamento de esgotos, bem como no abastecimento de água, demandando a execução de obras de infraestrutura principalmente nas regiões economicamente deficitárias como as localizadas no norte e nordeste do país. Segundo o Instituto Trata Brasil apenas 50,3% da população tem acesso à coleta de esgoto e do esgoto coletado apenas 42,67% são tratados. As regiões Norte e Nordeste apresentam o menor índice de esgotos tratados, 16,42% e 32,11% respectivamente. Nos estados mais desenvolvidos da nação alguns municípios atingiram a universalização citada, entretanto ainda há um longo percurso até a universalização se tornar uma realidade palpável. Segundo esta mesma fonte, o custo para a universalização dos serviços de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto é de 303 bilhões em 20 anos. Este contexto revela a caracterização dos países localizados na periferia do capital onde se pode notar o desenvolvimento combinado e desigual dos estados que compõe a nação. Por um lado, encontramos municípios onde a universalização é uma realidade enquanto, por outro lado, encontramos municípios onde crianças falecem de doenças relacionadas à falta de saneamento básico.

A Metodologia de Gestão de Ativos encontra campo de atuação tanto nas regiões onde se encontra consolidada a infraestrutura para a oferta adequada dos serviços de saneamento básico, quanto para aquelas que demandam de obras para esta consolidação. O foco deste método está no acompanhamento do ciclo de vida do ativo, possibilitando de maneira objetiva a intervenção na ocasião adequada e, quando consolidada, permite responder aos seguintes questionamentos:

• Quais ativos têm prioridade de intervenção?
Qual o tipo de intervenção indicada?
Quando a intervenção deverá ser executada?

A utilização deste método possibilita a alocação assertiva dos recursos destinados às intervenções nos ativos que compõe o sistema de saneamento básico possibilitando o cuidado e o zelo necessário na utilização destes recursos públicos destinados para tal fim.

Autor: Gabriel Minoru Cavalcanti Yoshida.

ÚLTIMOS ARTIGOS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS