BIBLIOTECA

Gestão da água na bovinocultura de leite

Resumo

A bovinocultura de leite é uma das atividades que utiliza mais água na agropecuária sendo consumido, em média, 100 L por animal durante o processo de ordenha. Adicionando a ingestão diária, a irrigação de pastagens e culturas para obtenção de grão, obtém-se um valor médio de 6 L de água por litro de leite produzido. O estudo buscou identificar, quantificar e minimizar os usos da água no processo produtivo de leite, em uma fazenda na região Sul do Brasil, propondo posteriormente, um plano para o uso eficiente da água no processo de ordenha e a disposição final adequada do dejeto gerado.

Introdução

O homem vem enfrentando um desafio crítico na solução da crise hídrica, definida tanto pela escassez de água quanto pela degradação observada nos ecossistemas adjacentes (KIJNE; BARKER; MOLDEN, 2003). A agropecuária, onde se insere a bovinocultura de leite, é o setor produtivo primário que utiliza mais água atualmente. Neste cenário, enquadram-se os consumos referentes à irrigação das pastagens e culturas de grãos utilizadas na alimentação animal, bem como os volumes associados à dessedentação e ao manejo diário das vacas leiteiras. Na região Sul do Brasil, a bovinocultura de leite é uma das atividades pecuárias que mais contribui para a economia, mas também uma das que mais água necessita no desenvolvimento da produção. Nestas regiões produtivas, a pressão sobre as reservas de água é cada vez mais uma questão central para a sustentabilidade da produção.

Na bovinocultura de leite, cada litro de leite produzido pelo animal, em média necessita de seis litros de água, não considerando o volume consumido no decorrer do processo de ordenha (aproximadamente 100 litros) (COOPERATIVA CENTRAL DOS PRODUTORES RURAIS DE MINAS GERAIS, 2004). O consumo desmensurado de água durante a produção acarreta, consequentemente, a produção de um volume de dejetos superior, o qual deverá ter uma destinação adequada. Assim, melhorar a eficiência do uso de água no decorrer do processo produtivo de leite ajudará a preservar as fontes de água e o seu acesso no futuro. Convém referir que o desconhecimento do consumo real de água nas fazendas de produção de leite, nos seus diversos usos, tem-se apresentado como a maior lacuna para a implementação do conceito do uso eficiente na produção.

Em face deste vazio de informação, o presente trabalho tem como objetivo geral apresentar os resultados preliminares de um diagnóstico realizado a uma fazenda de bovinos, produtora de leite, localizada em Campo Largo, Estado do Paraná, identificando os principais usos de água no processo produtivo e propondo, posteriormente, um plano para a implantação do uso eficiente da água.

Autores: Nicole Friedrich Neumann; Paulo Belli Filho; Jorge Manuel Rodrigues Tavares e Lucas Arns Neumann

 


 

ÚLTIMOS ARTIGOS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS