BIBLIOTECA

Sistema de gestão e gerenciamento de abastecimento de água do setor do Chácara Flora, São Paulo/SP

Resumo

A tecnologia é cada vez mais presente no cotidiano brasileiro, algo que não ocorre em algumas áreas básicas como a do saneamento, em que o Brasil parece estar atrasado frente a outras nações. A utilização de um sistema que possa otimizar a tomada de decisão, gerenciar as redes de abastecimento, programar alarmes e reduzir as perdas de água deve ser o caminho para uma maior profissionalização e aprimoramento do setor. Essa tecnologia permite a supervisão geral das redes de abastecimento, auxilia a rápida tomada de decisão e auxílio na fiscalização do setor, com alarmes que apoiam o andamento do serviço, como pode ser demostrado neste estudo realizado na área de abastecimento do Chácara Flora.

Introdução

O Brasil e o mundo vêm passando por uma dicotomia grande: por um lado a tecnologia em evolução constante, que invade cada vez mais o nosso dia-a-dia, desde o despertar, pedir alimentos em casa, utilização do banco em um smartphone e, por outro lado, a questão de saneamento parece abandonada e estacionada no tempo, sem grandes evoluções na infraestrutura. Este mercado não obteve o mesmo avanço e nem têm os mesmos cuidados do que outras áreas.

A engenharia sanitária brasileira é uma especialista em resoluções de projetos emergentes, mas com isto o desenvolvimento de novas tecnologias fica em segundo ou terceiro plano atrasando o desenvolvimento tecnológico do setor. O presente trabalho tenta mostrar uma nova tecnologia com finalidade de monitorar os indicadores de performance dos sistemas de abastecimento de água e tornar as gestões mais rápidas e assertivas, antecipando-se aos eventuais problemas.

A tecnologia a ser apresentada neste estudo está alinhada com a ambição de transformar o negócio de água através da digitalização, tecnologia empregada para redes de distribuição. As tecnologias aplicadas no saneamento são a solução para combater de forma inteligente a escassez de água, problema cada vez mais presente nos grandes centros urbanos e em áreas específicas do Brasil.

Nos dias de hoje, está cada vez mais difícil garantir a qualidade da água, controlar o estresse hídrico e obter a eficiência energética em um contexto de demandas regulatórias, econômicas e ambientais. O sistema de gestão e gerenciamento de abastecimento de água é uma solução que oferece vários módulos que tratam especificamente desses problemas enfrentados pelas concessionárias de água.

O software reúne e analisa todos os dados e os transforma em conhecimento para o processo de tomada de decisão. Possui uma interface simples, projetado por operadores para operadores.

Autores: Flavio Henrique Javares Lemos; Michel Mathez; Thaís Foffano Rocha; Luciano Carlos Sandrini e Luis Palini Júnior.

ÚLTIMOS ARTIGOS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS