Resumo: Este trabalho mostra um estudo sobre nanocompósito formado pela adição de óxido grafeno reduzido com alta acidez e o poliestireno. O interesse e a investigação neste material são devidos à capacidade dessas nanopartículas modificarem de forma significativa as propriedades elétricas e mecânicas do polímero, mesmo em pequenos teores de adição. A existência de grupos funcionais no óxido de grafeno que contém oxigênio abundantes tais como; epóxi, hidroxila e carboxílico, pode ser bem disperso no polímero, devido à sua boa interação com cadeias polimérica. Nesta pesquisa utilizamos o método de dispersão por solução, para isso fez o uso do solvente de tetraidrofurano (THF), com fins, de obter uma reação com funcionalização de óxido de grafeno/poliestireno no tempo de 48 horas. As analises de caracterizações físico-química foram difração de raios-X (DRX), Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV), Espectroscopia no Infravermelho, Análise Termogravimétrica (TG) e Calorímetro Diferencial por Varredura (DSC). Os resultados obtidos através do difratograma de DRX mostrou um forte alargamento no pico,indicando amorfização nasfolhas simples do óxido de grafeno devido a distorções das ligações sp3 CO. A estrutura morfologia do nanocompósito com superficie com rugosidade, dobras e áspera, predominante do processo de oxidação dos grupos funcionais oxigenados.As respectivas técnicas utilizadas evindenciou a faixa de absorção, grau cristalidade e a perda massa.Finalmente futuras aplicações atuais e possíveis donanocompósito formado de poliestireno/óxido de grafeno com alta acidez mostra eficiência para o uso de filmes finos.
Autores: Reza Jamshidi Rodbari; Rune Wendelbo; Lourdes Cristina Lucena Agostinho Jamshidi; Eduardo Padrón Hernández e Luciano Nascimento.
Leia o estudo completo: Estudo das caracterizações fisico-química do nanocomposito poliestireno/óxido de grafeno de alta acidez com aplicabilidade em filmes finos