Projetos de captura de carbono e produção de hidrogênio podem representar demanda extra de até 860 milhões de litros por dia à demanda hídrica até 2050
A falta de água pode comprometer a meta do Reino Unido de zerar suas emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2050. Um estudo da Universidade de Durham, encomendado pela empresa Wave, aponta que projetos de captura de carbono e produção de hidrogênio podem representar demanda extra de até 860 milhões de litros por dia à demanda hídrica até 2050.
A pesquisa, divulgada pelo jornal britânico The Guardian, analisou cinco grandes polos industriais da Inglaterra — Humberside, noroeste, Tees Valley, Solent e Black Country — e concluiu que déficits podem surgir já a partir de 2030. Em Humberside, a escassez pode chegar a 130 milhões de litros por dia até 2050; no noroeste, a 70 milhões de litros diários.
Escassez de água
Empresas do setor hídrico reconhecem pressão crescente sobre os sistemas, mas discordam da dimensão do risco. O governo britânico afirma que só autorizará projetos com planos sustentáveis de captação e que todas as iniciativas devem cumprir limites ambientais rigorosos.
A Agência Ambiental já alerta para um déficit nacional de 6 bilhões de litros de água por dia até 2055 e para a possibilidade de uma seca generalizada no próximo ano, caso não haja chuvas significativas no inverno. Especialistas defendem melhor gestão, planejamento integrado e monitoramento em tempo real para garantir segurança hídrica e energética.
Fonte: Um só planeta
- Leia também: Projetos de captura de carbono e produção de hidrogênio podem representar demanda extra de até 860 milhões de litros por dia à demanda hídrica até 2050