BIBLIOTECA

Equacionamento Matemático de Curvas de Performance de Bombas Centrífugas

Equacionamento Matemático de Performance de Bombas Centrífugas

EQUACIONAMENTO MATEMÁTICO DE CURVAS DE PERFORMANCE
DE BOMBAS CENTRÍFUGAS

Objetivo:

Esse artigo visa apresentar duas metodologias matemáticas de aplicação simples e muito vantajosas para o equacionamento matemático de curvas de performance de bombas centrífugas.

Muitas vezes nos deparamos com esse assunto, sendo necessário realizar ajustes aproximados de leituras de pontos com vazão de bombeamento versus altura manométrica de pontos de trabalho de bombas centrífugas, para determinação gráfica (menos precisa) de concordância entre a curva do equipamento e a curva do sistema.

Com a presente metodologia, poder‐se‐á dispor de uma equação matemática do equipamento, a qual poderá ser associada à curva do sistema, para determinação analítica do ponto de trabalho.

A presente metodologia também pode ser associada às variáveis de rendimento, potência e de NPSH requerido do conjunto motor‐bomba.

Metodologias Sugeridas

Em projetos de estações elevatórias, a curva do sistema (F1) é confrontada com a curva do conjunto motor‐bomba (F2) a fim de serem determinados os pontos de trabalho nas diversas situações operacionais:

  • Desnível geométrico máximo = HG.máx (NA.mín no poço de sucção);
  • Desnível geométrico mínimo = HG.mín (NA.máx no poço de sucção);
  • Conjuntos motor‐bomba operando em associação;
  • Conjunto motor‐bomba operando isoladamente.

A fim de não se determinar estes pontos de trabalho graficamente (de forma aproximada…), é importante saber a função matemática de cada uma das curvas supra referidas, para que haja uma abordagem analítica com solução exata do problema.

Autor: Eng. André Queiroz – Engo. Civil Especialista em Hidráulica – Cetrel

Esse artigo visa apresentar duas metodologias matemáticas de aplicação simples e muito vantajosas para o equacionamento matemático de curvas de performance de bombas centrífugas.

LEIA TAMBÉM: BOMBA TORNADO® MONTADA SOBRE CARRETA PARA O SEGMENTO DE SANEAMENTO

ÚLTIMOS ARTIGOS: