BIBLIOTECA

Eletrodiálise reversa como solução sustentável para a escassez hídrica no Brasil

Eletrodiálise reversa como solução sustentável para a escassez hídrica no Brasil | Engeper

A escassez hídrica em diversas regiões do Brasil tem impactado o desenvolvimento econômico e industrial, tornando o tratamento e reúso de águas ainda mais essenciais.

Recentemente, a Agência Nacional de Águas (ANA) decretou, pela primeira vez em mais de um século, estado de escassez hídrica em cinco grandes bacias hidrográficas, afetando mais de um quarto do território brasileiro. Esse cenário inédito reforça a necessidade de soluções sustentáveis para otimizar o uso da água, especialmente em setores como a irrigação e a indústria, que juntos consomem mais de 50% dos recursos hídricos do país.

A tecnologia de eletrodiálise reversa, ao contrário dos métodos convencionais de dessalinização, apresenta uma taxa de perda de água (rejeito) muito inferior – iniciando em apenas 5%, comparado aos 40% observados nos processos tradicionais. Além disso, a eletrodiálise reversa consome menos energia, oferecendo uma solução mais eficiente e sustentável. A perspectiva de integrar soluções como o reúso de águas e efluentes no Brasil é promissora, principalmente com a tecnologia de eletrodiálise reversa, que permite atender a demanda de água de setores críticos de forma mais eficiente. A visão internacional sobre o potencial hídrico do Brasil coloca o país como um protagonista no cenário global de gestão e conservação de recursos hídricos.

“Com o crescente aumento da demanda por água, especialmente para irrigação e as necessidades das indústrias, o reúso de águas e efluentes surge como uma solução estratégica. A tecnologia de eletrodiálise reversa não apenas contribui para a preservação dos recursos hídricos estimulando o reuso ao invés de novas captações hídricas, mas também reduz significativamente o impacto ambiental, ao gerar menos rejeitos e utilizar menor quantidade de energia”, afirma Lorena Zapata, Diretora de Novos Negócios e Sustentabilidade da Engeper Ambiental e Perfurações.

Sobre a Engeper Ambiental e Perfurações

Fundada em 2009, a Engeper Ambiental e Perfurações é uma empresa familiar e a única no Brasil a executar gestão hídrica 360°. Com mais de 45 anos de experiência, a Engeper detém o recorde do poço artesiano mais profundo da América Latina, com 1.650 metros de profundidade. Comprometida com a sustentabilidade, a Engeper é aliada do Pacto Global da ONU e oferece serviços de perfuração, monitoramento por telemetria, manutenções de poços artesianos e tratamento e reuso de águas e efluentes em todo o território nacional.

Fonte: Engeper Ambiental


ÚLTIMOS ARTIGOS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS