BIBLIOTECA

Avaliação da eletrodiálise em um efluente universitário visando o reúso

Resumo

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na criação de seu novo Campus no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, implementou o sistema de tratamento de seus efluentes em uma estação de tratamento de efluentes compacta (ETE). Tal efluente gerado e tratado no Campus Litoral Norte não atende os padrões de lançamento exigidos pelas legislações ambientais vigentes principalmente para compostos nitrogenados como, por exemplo, nitrogênio total Kjeldahl e amônia, conforme ALBORNOZ et al (2016). Portanto, a aplicação do processo de eletrodiálise no efluente final da ETE tem como objetivo o reúso de água no local, economizando o custo de um novo tratamento para atingir os padrões de lançamento exigidos. As alternativas de reúso avaliadas foram o uso agrícola, urbano e na piscicultura devido à disponibilidade do local em receber tais alternativas. A eletrodiálise foi realizada na planta-piloto Tecnoimpianti TI-1624 em que a célula de eletrodiálise utilizada possuía 5 pares de membranas IONAC® MC-3470 (membrana catiônica) e IONAC® MA-3475 (membrana aniônica) com área efetiva de 172 cm²/membrana. Foram coletadas 4 amostras de semanas diferentes para a realização da eletrodiálise com objetivo de avaliar o transporte iônico obtido com a máxima remoção de cada íon e, por consequência, a menor concentração que pode ser alcançada através da eletrodiálise do efluente. Foi também realizada a caracterização físico-química do efluente para avaliar a sua qualidade após a eletrodiálise. A remoção de íons atingida foi superior a 90% para diversos ânions e cátions e concentrações abaixo de 4 mg/L e 2 mg/L para ânions e cátions, respectivamente, foram encontradas. A caracterização física e química do efluente mostrou que os parâmetros NTK e amônia apresentaram valores de concentração média inferiores a 1 mg/L, o que possibilitaria o lançamento do efluente na natureza após correção do pH. Já o estudo do reúso do efluente após o processo de eletrodiálise mostra que, se for realizada a correção do pH do efluente, o mesmo poderá ser reutilizado nas 3 diferentes aplicações avaliadas, não havendo assim a necessidade de lançamento na natureza.

Introdução

A questão do saneamento ambiental não está relacionada apenas com o tratamento de efluentes, mas com toda uma cadeia de conscientização. Pesquisas de novas tecnologias e processos são de extrema importância, contribuindo para uma melhor relação do homem com o meio ambiente. O conhecimento dos recursos hídricos disponíveis no Brasil, seus principais usos, identificação dos parâmetros de maior importância que devem ser monitorados, tanto para água quanto para efluentes, a interpretação destes parâmetros em situações específicas, o conhecimento dos processos de remoção dos poluentes em estações de tratamento e as legislações vigentes e, por fim, o destino final destes produtos tratados, são pontos que devem ser avaliados para um bom gerenciamento destes recursos.

A eletrodiálise é uma técnica eletroquímica que promove a remoção de íons poluentes de soluções aquosas através da aplicação de uma diferença de potencial entre dois eletrodos, ocorrendo assim a transferência de íons, no interior de membranas íon seletivas, produzindo uma solução que ao longo do processo irá se tornando cada vez mais diluída, e que pode ser reutilizada em outros processos que exijam uma solução com baixa concentração de íons, e a produção de uma solução cada vez mais concentrada que pode ser enviada novamente para o processo de origem, servindo como uma nova corrente concentrada de matéria-prima. A eletrodiálise surge como uma alternativa interessante em efluentes domésticos que já foram previamente tratados por processos de tratamentos convencionais, quando a maior parte da matéria orgânica já foi convertida em matéria inorgânica que pode ser removida através da eletrodiálise.

A utilização do processo de eletrodiálise na recuperação de água e compostos que possam ser reutilizados no próprio processo possui diversos trabalhos publicados (Benvenuti et al., 2014; Buzzi et al., 2013; Martí- Calatayud et al., 2014; Rodrigues et al., 2008).

O reúso promove um aproveitamento dos efluentes em novas finalidades que podem gerar um retorno financeiro como o aproveitamento dos nutrientes presentes para a piscicultura (SANTOS, 2011), hidroponia (GONÇALVES, 2003, ALVES et al., 2014) ou diretamente na agricultura como aporte de água e/ou de nutrientes (BASTOS, VON SPERLING, 2009; ALVARENGA et al., 2015). O reúso dos efluentes domésticos tratados para a descarga de toaletes, irrigação de campos de esporte, limpeza de ruas, combate a incêndios e lavagens de veículos são alternativas interessantes que não exigem um nível de tratamento de efluentes muito elevado (AISSE, BASTOS, FLORENCIO, 2006).

Entretanto, o Brasil ainda carece de resoluções e normas informando os limites de concentração para o aproveitamento de efluentes sanitários tratados visando o reúso. Considerando os resultados obtidos pelos autores mencionados acima, tanto na área da eletrodiálise como na área de reúso, este trabalho avaliará a recuperação de água por eletrodiálise visando o reúso a partir de um efluente doméstico tratado por processos convencionais.

Autores: Louidi Lauer Albornoz e Andréa Moura Bernardes.

ÚLTIMOS ARTIGOS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS