BIBLIOTECA

Eficaz tratamento lixiviados aterros sanitários Biotecs (1)

Tratamento eficaz de lixiviados de aterros sanitários | Biotecs

ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE LIXIVIADOS DE ATERROS SANITÁRIOS: SISTEMA DE TRATAMENTO FÍSICO-QUÍMICO AVANÇADO (STFQA) PARA REMOÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DE SUBSTÂNCIAS RECALCITRANTES

Lixiviado de aterro sanitário é o termo considerado mais adequado para denominar o liquido resultante da solubilização de compostos sólidos dentro de um aterro sanitário (Souto, 2009).

Os lixiviados podem ser caracterizados como uma solução aquosa com quatro grupos de poluentes: material orgânico dissolvido (DQO, DBO5, COT, AGV e compostos orgânicos mais refratários como ácidos húmicos e fúlvicos), macro componentes inorgânicos (Ca2+, Mg2+, Na+ , K+ , NH4+ , Fe2+, Mn2+ , Cl- , SO4 2- , HCO3- ), metais pesados (Cd2+, Cr3+, Cu2+, Pb2+, Ni2+, Zn2+) e compostos orgânicos xenobióticos (COX) originários de resíduos domésticos e químicos presentes em baixas concentrações (hidrocarbonetos aromáticos, fenóis, compostos alifáticos clorados, B2+, As3/5+, Ba2+ , Se2- , Hg2+, Co2/3+ , pesticidas, etc.) (CHRISTENSEN et al., 1994 apud KJELDSEN et al., 2002).

Os lixiviados de aterro sanitário consistem basicamente em uma mistura de substâncias orgânicas e inorgânicas, compostos em solução e em estado coloidal. Além disso, contêm diversas espécies de microrganismos (ANDRADE, 2002).

A composição química e microbiológica do lixiviado é bastante complexa e variável. Além de depender das características dos resíduos depositados, ela é influenciada pelas condições ambientais, pela forma de operação do aterro e, principalmente, pela dinâmica dos processos de decomposição que ocorrem no interior das células (EL FADEL et al., 2002; KJELDSEN et al., 2002).

Aterros Sanitários e Lixiviados

Por isso, o lixiviado é um subproduto dos aterros sanitários que merece maior atenção quanto ao seu tratamento. Devemos reincorporar o lixiviado ao meio ambiente de maneira cuidadosamente controlada, evitando efeitos prejudiciais às águas subterrâneas e superficiais (Great Britain, 2003). Os lixiviados de aterro sanitário têm diferentes processos de reação com base na sua idade, por isso, a sua composição varia significativamente.

Em geral, categorizamos o lixiviado de aterro sanitário em:

  • Jovem
  • Intermediário
  • Maduro

Enquanto os lixiviados jovens são mais fáceis de tratar, os intermediários e maduros já apresentam maiores dificuldades devido, principalmente, à presença de vários poluentes orgânicos, nitrogênio amoniacal ou amônia dissociada (NH4 + ) e não dissociada (NH3), e metais pesados, bem como elevadas concentrações de compostos nocivos, tais como hidrocarbonetos aromáticos e halogenados e, ainda “contaminantes emergentes”, formados basicamente por produtos químicos de origem sintética ou natural, como, por exemplo, os PPCP – “Pharmaceuticals and Personal Care Products”, ou seja, produtos de cuidado pessoal e farmacêuticos. Os orgânicos macromoleculares tóxicos contribuem diretamente para a baixa biodegradabilidade desse resíduo altamente poluente.

Desafios no Tratamento

O nitrogênio amoniacal está presente em soluções aquosas sob duas formas inorgânicas: como amônia dissociada (NH4 + ), na forma iônica, e como amônia não dissociada (NH3), também conhecida como amônia gás, amônia volátil ou amônia. Em pH neutro e a 25°C, o nitrogênio amoniacal está na forma do íon amônio (NH4 + ). À pHs próximos de 9,5 apresenta 50% na forma de NH3 e 50% na forma de NH4 + . À pHs superiores a 11, praticamente todo nitrogênio amoniacal está na forma de NH3 (MOURA, 2008).

Em aterros mais maduros, verificamos que a relação DBO₅/DQO é muito baixa (com concentração de AGV igualmente muito baixa), enquanto as relações DQOrefr/DQOt e NTK/DBO₅ elevam-se, o que torna o lixiviado bruto mais complexo e difícil de tratar. Por essas razões, limitamos o efeito do tratamento biológico e precisamos complementá-lo com outras tecnologias para atender às exigências ambientais e/ou de reuso.

 

Sobre a BIOTECS

Biotecs

BIOTECS é uma empresa de engenharia e contratos que desenvolve e oferece Soluções Tecnológicas Inteligentes (Sti’s) para a proteção do meio ambiente. Mercadologicamente falando, Tratamento e Reuso de Águas, Resíduos Líquidos Poluentes e Biogás, se resumem nos objetivos e compromissos básicos e principais da BIOTECS.

Consulte nossos especialistas:
(16) 3916-5200
biotecs@biotecs.com.br

Fonte: Biotecs


LEIA TAMBÉM: COMO UM SISTEMA ANAERÓBIO PRODUZ ENERGIA A PARTIR DO REAPROVEITAMENTO DO BIOMETANO

ÚLTIMOS ARTIGOS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS