BIBLIOTECA

Digestão de Resíduos Sólidos Orgânicos e Aproveitamento do Biogás

Assunto: Lodo

Título: Digestão de Resíduos Sólidos Orgânicos e Aproveitamento do Biogás

Apresentação: Esta publicação é um dos produtos da Rede de Pesquisas sobre o tema Digestão de resíduos sólidos orgânicos e aproveitamento do biogás, do Programa de Pesquisas em Saneamento Básico – PROSAB – Edital 3, coordenada pelo Prof. Sérvio Túlio Cassini do Departamento de Saneamento Ambiental da UFES.

Publicação gratuita para download

O Programa de Pesquisas em Saneamento Básico – PROSAB – tem por objetivo apoiar o desenvolvimento de pesquisas e o aperfeiçoamento de tecnologias nas áreas de águas de abastecimento, águas residuárias e resíduos sólidos que sejam de fácil aplicabilidade, baixo custo de implantação, operação e manutenção e que resultem na melhoria das condições de vida da população brasileira, especialmente as menos favorecidas.

Em termos de esgotamento sanitário, segundo dados da PNAD/IBGE de 1997, verifica-se que 8,7 milhões de domicílios urbanos, representando cerca de 33 milhões de pessoas, não tinham acesso a um serviço adequado. Esse déficit pode ser efetivamente maior se levada em conta a precariedade de muitas redes de coleta e fossas sépticas, o que implica que 80% do esgoto coletado não tenha nenhum tipo de tratamento, sendo despejado, na sua quase totalidade, in natura nos corpos de água ou no solo, com sérios danos ao meio ambiente e às condições de saúde da população. Adicionalmente, observa-se que cerca de 10% dos domicílios não dispõem de sistema de coleta de lixo. Essa situação impõe a necessidade de pesquisas que possibilitem a implementação de políticas públicas e de ações que possam contribuir para sua erradicação.

O objetivo geral do Programa é desenvolver e aperfeiçoar tecnologias nas áreas de águas de abastecimento, águas residuárias e resíduos sólidos que sejam de fácil aplicabilidade, baixo custo de implantação, operação e manutenção e que resultem na melhoria das condições de vida da população brasileira, especialmente os estratos menos favorecidos.

São objetivos específicos do Programa, pesquisas que:

. tenham como base a revisão do padrão tecnológico atual, de forma a permitir a ampliação da cobertura dos serviços, estabelecendo normas e padrões adequados que reconheçam as particularidades regionais e locais e os diferentes níveis de atendimento à população, preservando ou recuperando o meio ambiente

. busquem a difusão e a transferência de tecnologias para o domínio público

. estimulem processos participativos, através da formação de redes cooperativas de pesquisas em torno de temas previamente selecionados.

Linhas de Atuação:

. Águas de Abastecimento

. Águas Residuárias

. Resíduos Sólidos