BIBLIOTECA

Destinação final de lodo de esgoto: proposição para auxílio em tomadas de decisão a partir de uma revisão de literatura

Resumo

Destinação final de lodo  – A escolha da melhor alternativa para destinação final do lodo gerado em estações de tratamento de esgoto (ETE) é uma decisão complexa e conflitante. As variáveis que envolvem os processos abrangem aspectos técnicos, econômicos, ambientais e legais, que ultrapassam os limites da estação de tratamento e cujo conhecimento é de extrema relevância para uma decisão adequada e viável. Este trabalho pretende apresentar uma proposta de questionário que objetiva diagnosticar a situação de ETE’s, a partir de uma revisão de literatura, e abordar os principais critérios de avaliação de alternativas para a destinação final do lodo de esgoto. Espera-se possibilitar uma análise prévia de soluções mais adequadas, compatíveis com as expectativas e objetivos de gestores em empresas públicas ou privadas de saneamento, auxiliando-os nas tomadas de decisão. O questionário elaborado foi submetido a três profissionais técnicos da área de saneamento, para testar sua compreensão e funcionalidade. De acordo com a análise destes técnicos, foram implementadas melhorias no questionário, tornando-o apropriado para o objetivo proposto.

Introdução

Os esgotos domésticos necessitam ser coletados e tratados antes de serem lançados na natureza, com a finalidade de assegurar a qualidade das águas e, consequentemente, atender aos padrões de lançamento no corpo receptor, eliminado ou reduzindo os índices de doenças de veiculação hídrica (Von Sperling, 2014; FEAM, 2015).

São varias as tecnologias utilizadas para tratar os esgotos sanitários em estações de tratamento de esgoto (ETE), seja por processos físico-químicos ou biológicos, tendo este ultimo maior destaque no Brasil. A escolha da tecnologia mais adequada para um determinado local depende de diversos fatores, sendo os principais as condições locais, as características dos esgotos, disponibilidade da área, aspectos econômicos, a eficiência requerida do tratamento em conformidade com a classe de enquadramento do corpo hídrico receptor, dentre outros (Von Sperling, 2014; FEAM, 2015; Mendonça; Mendonça, 2015; ANA, 2017).

Como resultado, o tratamento de esgoto gera o efluente tratado, que é lançado nos rios, além de gerar outros subprodutos como escuma, gases e lodo de esgoto (LE). o LE necessita de tratamento e destinação final adequada para evitar a geração de impactos ambientais ou atá mesmo comprometer os benefícios do sistema de coleta e tratamento de esgoto, conforme alertam Andreoli et al. (2014). Observa-se uma tendência mundial para a valorização de alguns subprodutos, favorecendo a sustentabilidade das ETE’s e gerando soluções ambientais em tempos de escassez de recursos naturais e forte apelo à conservação ambiental.

Os índices de coleta e tratamento de esgoto no Brasil são muito baixos (ANA, 2017). As redes coletoras de esgotos alcançam 61,4% da população urbana brasileira, o que não significa que todo esgoto coletado é conduzido a uma ETE, restando 65 milhões de pessoas que não dispõem de sistema coletivo para afastamento dos esgotos sanitários. A parcela atendida com coleta e tratamento dos esgotos representa apenas 42,6% da população urbana total (ANA, 2017).

Autores: Dayane Batista Gonçalves e Marcos Paulo Gomes Moll. (http://dx.doi.org/10.22201/iingen.0718378xe.2021.14.1.69959)

Destinação final de lodo


LEIA TAMBÉM: SANEAMENTO BÁSICO COMO DIREITO HUMANO FUNDAMENTAL

ÚLTIMOS ARTIGOS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS