BIBLIOTECA

Dessalinização da água subterrânea no município de Guaiúba no estado do Ceará

Resumo

O suprimento de água de Guaiúba é garantido através do manancial denominado açude Acarape do Meio, que pertence à bacia Metropolitana, porém nesses períodos de chuvas escassas ou inexistentes, os pequenos mananciais superficiais geralmente secam e os grandes chegam a atingir níveis críticos, provocando muitas vezes colapso no abastecimento de água. Dentro desse panorama aumenta a importância da água subterrânea, que representa, muitas vezes, o único recurso disponível para o suprimento da população e dos rebanhos. Para tornar-se apropriada ao consumo humano, entretanto, a(s) água(s) deste(s) manancial(ais) precisa(m) ser submetida(s) a um tratamento de forma a adequá-la(s) ao padrão de potabilidade estabelecido pela Portaria 2914/11 do Ministério da Saúde. Objetivou-se com esse trabalho avaliar a utilização de dessalinizadores por osmose reversa, no município de Guaiúba, considerando a qualidade da água gerada na captação através de poços profundos escavados no cristalino e a percepção socioambiental dos usuários desse sistema. A metodologia consiste em realizar um diagnostico técnico dos sistemas de dessalinização instalados no município e após essa etapa, implantar os serviços de recuperação, instalação e manutenção dos dessalinizadores.Com isso pretendemos oferecer a população de áreas remotas, água de boa qualidade em quantidade suficiente para abastecer grande parte da população rural, cujo o acesso a água fornecida pela empresa responsável pelo abastecimento de água no município é limitada. Os dessalinizadores de água salobra de poços são bastante utilizados para dotar as comunidades rurais do semiárido brasileiro com água potável, sendo considerada uma tecnologia social de convivência com a seca. É preciso analisar as alternativas de obtenção de água para usos diversos. Em contraposição às formas tradicionais de acumular água em pequenos reservatórios de superfície (açudes) e perfuração de poços no cristalino, têm-se buscado alternativas como poços de grande profundidade nas áreas sedimentares, metodologias para redução da evaporação e controle da salinização, destinação e uso de efluentes.

Introdução

O município de Guaiúba, está inserido em uma área geográfica de 267 km², distante 26,1 km da capital cearense e está localizado na região dos maciços residuais. Apresenta aspecto climático tropical quente, sub-úmido, com precipitação média anual de 1013,7 mm, (Funceme,2018).

Com relação aos recursos hídricos, Guaiúba está inserida na bacia metropolitana, conforme o Plano Estadual de Recursos Hídricos – PERH, e é banhada pela bacia hidrográfica do rio Pacoti. Os rios são intermitentes, apresentando escoamento superficial nulo durante alguns meses do ano. O município conta com a existência de vinte pequenos açudes, sendo apenas cinco com volume superior a 1.000.000m³. Os pequenos açudes possuem capacidade de acumulação estimada em 5.522.000m³ (IPECE, 2011).

A evolução do espaço geográfico, tanto no meio rural, como no meio urbano, tem seu reflexo diretamente na bacia hidrográfica. A expansão urbana, o aumento da atividade industrial, as atividades agrícolas, turismo, especulação imobiliária e as intervenções de engenharia (barramentos), somados na bacia hidrográfica dos rios têm ocasionado impactos negativos de grande monta.

A expansão urbana e as necessidades de desenvolvimento, sem levar em conta o meio ambiente, tem promovido a contaminação dos cursos d’água, a impermeabilização do solo, o assoreamento dos reservatórios e rios, barramentos sem considerar as questões hidrométricas, prejudicam toda a dinâmica da bacia hidrológica.

Autor: Djalma Mourão Albano.

leia-integra

ÚLTIMOS ARTIGOS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS