BIBLIOTECA

Desinfecção por ultravioleta: uma tecnologia verde e energeticamente eficiente de desinfecção de água

Resumo

A desinfecção é uma prática comum no processo de tratamento de água para proteção da saúde pública e da vida aquática contra patógenos. Desde o início do século 20, a cloração é a tecnologia mais utilizada. Cem anos depois, porém, esta tecnologia vem sendo cada vez mais questionada devido à crescente preocupação com a formação de subprodutos tóxicos e carcinogênicos durante a desinfecção com cloro.

Como consequência, processos de desinfecção sem a utilização de químicos, como a irradiação ultravioleta (UV), têm ganhado importância. A fim de garantir aos operadores o desempenho confiável dos sistemas de desinfecção por UV, foram desenvolvidas em vários países normas de projeto e operação destes sistemas. O desenvolvimento da tecnologia da lâmpada UV e os avanços no projeto do sistema UV resultaram em sistemas energeticamente eficientes, de fácil operação e manutenção, tornando-os uma solução verde e competitiva em relação ao cloro.

Assim, atualmente, centenas de milhares de sistemas UV instalados ao redor do mundo provam a confiabilidade desta tecnologia de desinfecção, desde a desinfecção de efluentes primários e secundários para a descarga em áreas sensíveis, até o fornecimento de água potável convencional e tratamento de efluentes para reuso em processos industriais específicos.

Este artigo fornece uma visão geral dos benefícios e dos avanços da tecnologia de desinfecção por ultravioleta e também alguns exemplos de instalações existentes.

Introdução

Considerando a relação entre a contaminação patogênica das águas superficiais e as doenças transmitidas pela água, tem-se hoje um número crescente de leis que definem os limites de bactérias coliformes e outros organismos indicadores no descarte de efluentes em corpos hídricos. Enquanto no passado a cloração era frequentemente a tecnologia escolhida para desinfecção, um alto número de impactos negativos associados à desinfecção com cloro, como mostrado na Tabela 1, apoiou a busca de tecnologias de desinfecção alternativas. Entre estas, a radiação ultravioleta (UV) é considerada a solução mais simples e de melhor custo-benefício que não altera a química da água.

Tabela 1: Comparação entre a Desinfecção por Cloração e UV

tabela-1

Especificamente em águas residuais, altos níveis de carbono orgânico total (COT) podem demandar altas doses de cloro para atingir os níveis de descarte definidos, o que, por sua vez, aumenta o potencial de formação de subprodutos de desinfecção. Enquanto no abastecimento de água potável pode ser desejável um residual de desinfecção, muitas vezes é necessário o oposto nos descartes de águas residuais: cada vez mais regulamentações exigem uma etapa específica de decloração para proteger a vida aquática e áreas ambientalmente sensíveis do residual tóxico do cloro.

Autores: Larissa Matos Scarpelini e  Kirsten Meyer.

ÚLTIMOS ARTIGOS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS