BIBLIOTECA

Avaliação de desempenho do sistema MBBR aplicando dois diferentes modelos de meios suporte para o tratamento de esgoto

Resumo

O processo MBBR/IFAS é uma tecnologia de desenvolvimento, relativamente recente, que incorpora as melhores características dos processos de tratamento de esgoto com crescimento de biomassa em suspensão e de biomassa aderida (sistema híbrido). O trabalho apresenta e discute os resultados de desempenho de dois sistemas MBBR, trabalhando em paralelo e com diferentes modelos meios suporte, para remoção de matéria orgânica e compostos nitrogenados quando submetidos a tempo de detenção hidráulico de apenas 3h. Os resultados apontam que o sistema que empregou meio suporte com maior área superficial específica e, consequentemente, menor carga orgânica superficial, obteve melhor resultado, da ordem de 80 para matéria orgânica e em torno de 45% para nitrogênio amoniacal.

Introdução

O sistema Reator Biológico com Leito Móvel, também conhecido como “Moving Bed Biofilm Reactor” (MBBR) ou “Integrated FixedFilm Activated Sludge” (IFAS), é uma tecnologia que vem ganhando mercado e aplicação para o tratamento de efluentes, consistindo em uma tecnologia adaptada ou não do processo de lodos ativados, baseada na combinação entre sistemas dos tipos massa liquida em suspensão e massa aderida (biofilme). A diferença entre os processos MBBR e IFAS, resumidamente, é a recirculação de lodo que acontece no processo IFAS da mesma forma em que se aplica no processo de lodos ativados.

No interior do tanque de aeração do processo MBBR/IFAS é mantido em suspensão os meios suporte, que sujeito a agitação promovida pelo sistema de aeração, apresenta elevada mobilidade e consequentemente exposição e contato com a massa líquida em suspensão. Trata-se assim de um reator biológico híbrido, no qual os microrganismos são mantidos em suspensão no meio como também aderidos ao meio suporte.

O conceito para o emprego de meios suporte no reator biológico consiste na criação de área superficial para o crescimento de biomassa e elevação do tempo de retenção celular. A maior concentração de sólidos mantida aderida e em suspensão no reator permite o aumento da decomposição da matéria orgânica carbonácea e da conversão de compostos nitrogenados, quando comparadas as que ocorrem no processo de lodos ativados.

Nesse sentido o processo pode depender de menores volumes para o reator biológico reduzindo assim o custo de implantação, e sendo uma excelente alternativa para upgrade em uma ETE.

Seus parâmetros de controle são os mesmos aplicados ao processo de lodos ativados, guardada a especificidade de que a concentração de sólidos em suspensão no tanque de aeração é também devida à biomassa aderida aos meios suporte e, por consequência existe uma relação entre os volumes de meio suporte e do tanque de aeração. Assim, a relação entre a carga orgânica aplicada ao reator biológico e a área superficial total devida ao meio suporte surge como um parâmetro de controle particular deste processo – aqui denominado Carga Orgânica Superficial (COS),
expressa em gDBO/m².d. Sendo este parâmetro que melhor pode ser associado a este processo.

Autores: Daniel Vieira Minegatti de Oliveira e Joelias dos Santos.

ÚLTIMOS ARTIGOS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS