BIBLIOTECA

Avaliação e adaptação do desempenho ambiental de uma estação de tratamento de efluentes compacta e energeticamente autárquica

Resumo

O tratamento de esgoto ainda é tema preocupante em países em desenvolvimento, como o Brasil. O objetivo desse trabalho é adaptar e avaliar o desempenho ambiental de uma estação de tratamento de efluente (ETE) compacta e energeticamente autárquica. Projetos como esse apresentam grande importância para o desenvolvimento, proteção ambiental e da saúde da população de países onde falta investimento em saneamento básico. A ETE compacta em estudo é a BioTopp e foi instalada na Universidade de Stuttgart recebendo efluente de um equivalente populacional de 6 pessoas. Parâmetros como volume de lodo, demanda bioquímica de oxigênio (DQO) e nitrogênio foram analisados. Os resultados mostraram que a planta atinge as condições préestabelecidas para remoção de nutrientes, através da nitrificação e desnitrificação, além de redução de carga orgânica. A ETE BioTopp apresentou eficiência na remoção de DQO até 93% e de amônio até 94%. Conclui-se por fim, que a planta se apresenta como uma alternativa viável para residências, hotéis ou fazendas sem acesso a saneamento. Além disso, a ETE BioTopp foi operada sem requerimento de manutenção, energeticamente autárquica e com baixa geração de lodo.

Introdução

Aproximadamente 1,3 bilhões de pessoas no mundo sofrem com falta de acesso a água potável e, em torno de, 3 bilhões de pessoas não têm acesso a disposição adequada de esgoto. Estima-se que 10 mil pessoas morrem todos os dias por doenças relacionadas a falta de saneamento básico e muitas outras sofrem com doenças debilitantes.

De acordo com a Agência Nacional de Água (ANA), em média, 43% da população brasileira está conectada a sistemas de tratamento de esgoto, 12% possui tanque séptico, 18% do esgoto é coletado e não tratado e 27% não recebe coleta e/ou tratamento. Estados como Paraná e São Paulo apresentam valores maiores para coleta e tratamento. No Paraná, 64% do esgoto é coletado e tratado e 11% recebe uma solução individual. Já em São Paulo, 76% é coletado e tratado. Porém, em Rio Grande do Norte, apenas 24% é coletado e tratado e 22% apresenta solução individual.

Na Alemanha, de acordo com o Instituto Federal de Estatística da Alemanha (Statistisches Bundesamt), em 2010, aproximadamente 95,7% da população estava conectada a rede coletora de esgoto, 3,4% tinha solução individual e apenas 0,09% do esgoto gerada não recebia nenhum tipo de tratamento. Além disso, mais de 2,2 milhões de pessoas estão estavam conectadas a estações de tratamento compactas em 2014.

ETEs compactas são utilizadas por muitos países, que incluem Alemanha, Dinamarca e China, como um tratamento eficaz de efluentes com remoção de nutrientes, sendo consideradas uma melhor solução quando comparadas com tanques sépticos e uma maneira de evitar uma descarga de efluentes em receptores como rios, lagos ou oceano.

Em países subdesenvolvidos e em desenvolvimento, como o Brasil, o manejo de água e esgoto ainda é um problema preocupante, ainda mais em áreas remotas, rurais e pobres, onde há falta de recursos financeiros, operacionais e energéticos.

Autores: Francine Santiago Bucco; Karen Juliana do Amaral; Daniela Neuffer e Uwe Menzel.

ÚLTIMOS ARTIGOS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS