BIBLIOTECA

Crise hídrica: seca obriga SAAE a fazer captação emergencial de água em Itabira/MG

SAAE Água Itabira

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Itabira informou no dia 13 de Agosto que o abastecimento de água na cidade minerada está comprometido pela seca. Para recuperar parte da vazão perdida, a autarquia municipal recorrerá à captação e bombeamento emergencial de água bruta no Córrego Rio de Peixe. Assim suprirá parcialmente a demanda.

De acordo com o órgão, a cidade terá um acréscimo de aproximadamente 50 litros por segundo (l/s) ao sistema de abastecimento. A transferência da água captada para a Estação de Tratamento de Água (ETA) Pureza será o diferencial

Ainda segundo o Saae, para realizar essa nova captação foi preciso solicitar outorga emergencial junto ao Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e realizar processos de aquisição de materiais e equipamentos.

O SAAE destaca que tem dialogado com Prefeitura, Ministério Público, Aecom e Vale sobre formas alternativas para enfrentar a escassez hídrica. Desde de julho a Vale passou a fornecer cerca de 30 l/s a mais por dia, por meio dos sistemas Areão, Anel Hidráulico e ETA Rio de Peixe. Porém, devido a intensidade da seca, o volume não é suficiente para equilibrar o sistema de abastecimento da cidade.

LEIA TAMBÉM: ANA realiza reunião com representantes do USACE para debater sobre realocação de reservatórios

SAAE recomenda uso racional da água

Diante da situação, o Saae orienta os moradores a utilizarem a água com racionalidade, evitando desperdícios. Entre as ações recomendadas, banhos mais curtos, fechar a torneira enquanto escova os dentes, evitar lavar veículos e calçadas, além de reutilizar a água da máquina de lavar, sejam adotadas por todos.

LEIA TAMBÉM: Metas do marco de saneamento estão indo para o ralo

O órgão lembra que, de acordo com a Resolução nº 228 da Arisb-MG, todo imóvel deve possuir cada imóvel deve ter caixa d’água com capacidade para atender as necessidades por, no mínimo, 24 horas. “Quanto às soluções alternativas de abastecimento, é importante ressaltar que a Resolução nº 132 da Arisb-MG estabelece que a autarquia deverá prover fornecimento de emergência às instituições que prestem serviços essenciais à população, mediante solicitação, quando a interrupção do serviço for superior a 24h”, esclarece o Saae.

Fonte: CM.

ÚLTIMOS ARTIGOS: