BIBLIOTECA

Caracterização dos crimes ambientais relacionados a recursos hídricos no Estado de Roraima, Amazônia Brasileira

Resumo

Neste trabalho levantou-se as ocorrências periciais (OP) relacionadas a recursos hídricos registradas no Setor de Perícia Ambiental do Instituto de Criminalística de Roraima durante os anos de 2013 a 2016, analisando dados estatísticos de frequência, localização e sazonalidade das OP. Os dados foram compilados em planilhas eletrônicas, sendo posteriormente realizada estatística descritiva, teste de normalidade de Lilliefors, testes não paramétricos: do Qui-Quadrado e de Friedman. Verificamos que 91,5% das requisições periciais advieram da Delegacia Proteção ao Meio Ambiente, 3,4% do Ministério Público, 3,4% da Delegacia de Alto Alegre e 1,7% da Delegacia do Cantá. Do total de OP relacionadas a recursos hídricos, 80% ocorreram em Boa Vista, 10,3% no Cantá e 1,7% em Alto Alegre. Dos 24 corpos hídricos com OP registradas, quatro deles foram responsáveis por 35,6% dos registros. As OP em Recursos Hídricos foram subdivididas em OP relacionadas a Área de Preservação Permanente (APP) e à poluição hídrica (PH), onde verificamos a diminuição do número OP no período estudado, sendo o número das relacionadas a APP maior do que as relacionadas a PH. As OP se distribuíram uniformemente nas áreas urbanas e rurais, com diferenças significativas das OP em APP no período chuvoso.

Introdução

A preservação e conservação de recursos hídricos são uma preocupação mundial. Convenções ambientais, fóruns internacionais e toda uma gama de pesquisadores discutem incessantemente formas de manter esses recursos em quantidade e qualidade necessárias para abastecer a humanidade hoje e no futuro. Novas tecnologias, educação ambiental e conscientização em massa auxiliam nesse processo.

Além disso, faz-se necessária ação do Estado como repressor, utilizando a força da lei, para intervir em ações danosas aos recursos hídricos, sejam elas causadas por dolo ou culpa, com o intuito de se fazer cumprir a legislação pertinente aos usos dos recursos naturais, proporcionando sua preservação. Essa ação influencia positivamente as atividades de pessoas físicas e jurídicas, seja pela dissuasão ou pelo reconhecimento à proteção ambiental (UNITED NATIONS, 1995).

Neste sentido, o Brasil vem aprimorando sua legislação ambiental. A Lei 6.938/81, que institui a Política Nacional do Meio Ambiente, foi o primeiro diploma legal que se preocupou com meio ambiente, tratando-o como um direito próprio e autônomo (BRASIL, 1981; Rodrigues, 2005), onde se destaca a instituição do Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA) e do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) (BRASIL, 1981).

Autores: Andréa Cristina Sant’Ana; Luyan Lucas Veras Guimarães e Marcos José Salgado Vital.

ÚLTIMOS ARTIGOS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS