BIBLIOTECA

Ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, participa do 33º Congresso da ABES e FITABES 2025 em Brasília

Congresso de Engenharia Sanitária e Ambiental e FITABES 2025 impulsionam economia de Brasília com R$ 36 milhões e mais de 1.000 empregos

Evento reúne 10 mil visitantes, 100 expositores e consolida o setor de saneamento como vetor de desenvolvimento sustentável e econômico

Brasília, maio de 2025 – O 33º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental e a FITABES 2025, maior feira de saneamento da América Latina, não só promovem debates essenciais sobre água, esgoto, tratamento de resíduos sólidos, soluções de drenagem, meio ambiente e mudanças climáticas. Mas também geram impactos econômicos significativos para a capital federal. Com um público esperado de 10 mil visitantes, o evento movimentará R\$ 36 milhões na economia local. Gerará mais de 1.000 empregos diretos e indiretos, reforçando o papel do turismo de negócios (MICE) no desenvolvimento urbano.

ABES

Realizado pela ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental), o congresso e a feira ocuparão 4.000 m² de estandes – com 95% das vagas já comercializadas – e reunirão mais de 100 expositores, sendo 85% empresas privadas e 15% públicas, evidenciando o dinamismo do setor. Além disso, a ABES priorizou contratar fornecedores locais, beneficiando profissionais como seguranças, recepcionistas, montadores e equipes de logística, que terão renda imediata para circular no comércio e serviços da cidade.

Partindo do tema geral “Saneamento para quem não tem – inovar para universalizar”, o congresso vai reunir nomes como a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, e do ministro das Cidades, Jader Filho. Debaterá temas como as metas do Marco Legal do Saneamento, tecnologias sustentáveis, inovação e modelos de gestão.

“Queremos mostrar como o saneamento básico – que no DF já atende 99% da população com água tratada e 90% com coleta de esgoto – é estratégico para a resiliência climática e a geração de empregos”, destaca Marcel Sanches, presidente nacional da ABES.

Turismo de alto impacto

Em contrapartida ao turista de lazer, o perfil MICE (Meetings, Incentives, Conferences e Exhibitions) movimenta cadeias produtivas de alto valor agregado. Nesse sentido, os participantes do evento consomem serviços premium – como hospedagem em hotéis de categoria superior, alimentação em restaurantes qualificados e transporte executivo. Consequentemente, isso aquece fornecedores que, por sua vez, reinvestem na economia local.

Nesse contexto, o trade turístico de Brasília está mobilizado para receber os visitantes com excelência, desde o aeroporto até os atrativos culturais. Ademais, eventos como esse fortalecem a rede hoteleira, gastronômica e de serviços, com efeitos positivos em toda a sociedade.

Saneamento e sustentabilidade na agenda global. Além dos benefícios econômicos, o evento sedia o Espaço COP Saneamento, que posicionará o setor no debate climático global em preparação para a COP30, a ser realizada no Brasil em 2025. A iniciativa discutirá políticas públicas, inovação tecnológica e modelos de gestão sustentável. Reforçará o saneamento como pilar para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O Espaço COP Saneamento tem como objetivos integrar o setor de saneamento às pautas climáticas globais. Destaca sua importância nas discussões da Conferência Internacional do Clima e seu papel crucial na mitigação e adaptação às mudanças climáticas. Além disso, busca promover debates e soluções inovadoras. Cria um ambiente propício para a troca de experiências, apresentação de tecnologias e discussão de políticas públicas voltadas para a sustentabilidade no saneamento.

“A iniciativa também ajudará a fomentar parcerias estratégicas, aproximando stakeholders do setor público, privado e da sociedade civil para o desenvolvimento de projetos conjuntos que visem a universalização dos serviços de saneamento com foco ambiental”, afirma Luiz Pladevall, diretor financeiro da Abes.

Serviço

33º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental e FITABES 2025
Data: 25 a 28 de maio de 2025
Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Brasília, DF
Informações: https://congressoabes.com.br

Sobre a ABES

Em suma, fundada em 1966, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental é uma das mais tradicionais e influentes entidades do setor de saneamento e meio ambiente no Brasil. Nesse sentido, com representação nacional e atuação em todos os estados, a ABES promove conhecimento, articulação institucional e capacitação técnica. Dessa forma, o objetivo é contribuir para a universalização do saneamento e o desenvolvimento sustentável do país.

Fonte: Abes


SAIBA MAIS: FEIRA INTERNACIONAL DE TECNOLOGIAS DE SANEAMENTO AMBIENTAL – FITABES 2025

ÚLTIMOS ARTIGOS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS