BIBLIOTECA

Aplicabilidade de coagulantes a base de tanino em estações de tratamento de água

Resumo

O estabelecimento de práticas que priorizam os aspectos relacionados ao meio ambiente e a saúde pública tem questionado a aplicação de sais de alumínio e ferro como coagulantes em estações de tratamento de água, uma vez que tais produtos possuem em sua composição elementos que podem comprometer o equilíbrio de ecossistemas, além de serem responsáveis por efeitos deletérios a saúde. Esse estudo avaliou a remoção de sólidos suspensos e coloidais da água, em termos de turbidez e cor verdadeira, de um manancial localizado no município de Campina Grande – Paraíba. Foram realizados ensaios de coagulação/decantação/floculação com aparelho Jar test, sendo utilizados coagulantes orgânicos, a base de tanino (Tanfloc SG e Tanfloc SL), e inorgânicos, Cloreto Férrico e Sulfato de Alumínio. Diferentes dosagens e velocidades de sedimentação foram empregadas, além disso, foi verificada a influência desses fatores nos parâmetros obtidos para a água decantada. Os resultados dos ensaios apontaram um melhor desempenho do coagulante orgânico Tanfloc SL, já os métodos estatísticos indicaram independência da velocidade de sedimentação por parte dos coagulantes orgânicos e dependência para os de natureza inorgânica. Desta forma, a adoção do coagulante orgânico tipo Tanfloc SL é uma alternativa factível e sustentável para as estações de tratamento de água.

Introdução

Dentre os processos e operações pertencentes ao tratamento de água para abastecimento público, a prática da adição de produtos químicos que possam atuar na desestabilização das partículas impuras, facilitando sua posterior remoção, é amplamente difundida e utilizada em boa parte das estações de tratamento de água. A esses produtos químicos, dá-se o nome de coagulantes.

O processo de desestabilização dos coloides e de partículas em suspensão presentes na água é realizado por vários agentes químicos, como sais de alumínio e ferro (SÁNCHEZ-MARTÍN et al., 2012), sendo estes os mais aplicados nas estações de tratamento de água (FRANCO et al., 2017). A eficiência desses coagulantes na atenuação dos níveis de materiais particulados, coloidais e substâncias orgânicas presentes na água, aliado aos seus baixos custos de aquisição, são os principais fatores que justificam o predomínio em sua escolha (CORAL, 2009).

A maior conservação e proteção dos recursos naturais, juntamente com resultados de pesquisas científicas, tem questionado a utilização de coagulantes a base de sais metálicos. A principal justificativa para a assertiva anterior está intrinsicamente dependente do fato que coagulantes dessa natureza apresentam em sua constituição compostos que, mesmo em reduzidas concentrações, podem comprometer ecossistemas, promoverem riscos severos a saúde humana, além de interferir negativamente na eficiência das etapas do tratamento convencional de água (OLIVEIRA et al., 2016). Uma alternativa real para substituição dos sais de ferro e alumínio é a utilização de coagulantes de natureza orgânica, como os a base de tanino.

Coagulantes orgânicos a base de tanino, estes extraídos, por exemplo, da árvore Acácia-negra, tem sido objeto de diversas aplicações no âmbito do tratamento de água para abastecimento público. Um exemplo desses coagulantes orgânicos é o Tanfloc, um polímero catiônico que atua em sistemas coloidais, neutralizando cargas e proporcionando a formação de pontes entre essas partículas. Trevisan (2014) realizou ensaios de tratabilidade com a água bruta da estação de tratamento de água (ETA) de Cafezal, localizada no município brasileiro de Londrina, onde comparou o desempenho do Tanfloc SG com o apresentado pelo Sulfato de Alumínio e Cloreto Férrico. A partir dos resultados, o autor pôde definir o Tanfloc SG como forte substituto dos sais de ferro e alumínio, já que o coagulante natural apresentou significativa remoção de parâmetros como cor e turbidez, com valores que respeitam os limites estabelecidos pela legislação vigente (Portaria de consolidação nº 5 de 28 de setembro de 2017 do Ministério da Saúde).

Além de mostrar desempenho similar e até mesmo superior aos sais de ferro e alumínio na atenuação de parâmetros relevantes para a potabilização da água, o Tanfloc também pode proporcionar a produção de lodo com elevada biodegrabilidade, sendo de mais fácil tratamento e destinação final do que o resíduo mineral gerado pelo Sulfato de Alumínio e o Cloreto Férrico, com potencial de servir de insumo para a agricultura e até mesmo geração de biocombustíveis. Além das vantagens ambientais, existe a possibilidade de produção local dos coagulantes naturais (POUMAYE et al., 2012).

A partir do que foi exposto, o presente estudo tem como objetivo a avaliação do desempenho de quatro coagulantes, sendo dois de natureza orgânica, Tanfloc SL e Tanfloc SG, e dois de caráter inorgânico, Sulfato de Alumínio e Cloreto Férrico, na remoção de turbidez e cor verdadeira de uma amostra de água coletada de um reservatório superficial. Também foi verificada a influência dos fatores dosagem dos coagulantes e velocidade de sedimentação nos resultados dos ensaios de tratabilidade.

Autores: Thiago Cabral Nepomuceno; Weruska Brasileiro Ferreira; Wiliam de Paiva; Tarciana Ramos Diniz e Whelton Brito dos Santos.

leia-integra

ÚLTIMOS ARTIGOS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS