BIBLIOTECA

Desenvolvimento de catalisadores heterogêneos e estáveis para o tratamento eletroquímico de efluentes

Resumo

O despejo de efluentes sem tratamento prévio vem gerando grandes transtornos no que se refere ao controle da poluição ambiental, é uma das maiores preocupações da população mundial. Os processos eletroquímicos oxidativos avançados (PEOAs) constituem uma alternativa viável para o tratamento desses efluentes por possuírem alto poder de oxidação frente a diversos compostos poluentes. No presente trabalho foram desenvolvidos catalisadores heterogêneos para o tratamento eletroquímico de efluentes, utilizando o corante amarelo sol como poluente modelo. Os resultados indicaram que as composições representadas genericamente por Ti/Ne0,3Me0,3Pe0,4O2 e Ti/Ne0,5Pe0,502 foram tão eficientes quanto a composição comercial, reduzindo aproximadamente 93% da concentração do corante (inicial 50 mmol L-1). Os eletrodos também apresentaram estabilidade após reações consecutivas. Esses resultados são promissores incentivando a busca de novas concentrações catalíticas com maior eficiência e estabilidade.

Introdução

Com o agrave da poluição ambiental ao decorrer das gerações, se faz cada vez mais necessária a busca pela remediação imediata de bens naturais imprecindíveis para a sobrevivência humana, tais como os recursos hídricos. Devido a essa necessidade, a comunidade científica mundial está mobilizando-se na busca de tecnologias que solucionem essa problemática de maneira efetiva e sustentável.

O tratamento desses poluentes é indispensável para a saúde humana e de ecossistemas aquáticos. Nesse contexto, os processos eletroquímicos oxidativos avançados (PEOAs) constituem uma alternativa viável para o tratamento desse tipo de efluente por possuírem alto poder de oxidação frente a diversos compostos poluentes1-3. No processo eletroquímico a composição do material eletródico é fundamental, determinando a eficiência do processo e o mecanismo das reações envolvidas. Dentre os materiais eletródicos amplamente empregado no tratamento de efluentes se destacam os ânodos dimensionalmente estáveis (ADE) devido a alta eficiência e estabilidade química e mecânica.

ADE consiste de um suporte metálico, sobre o qual é depositado uma mistura de óxidos, usualmente por decomposição térmica de uma solução de sais precursores. Normalmente a camada ativa de óxidos é uma mistura contendo: um óxido com propriedades catalíticas (p ex. RuO2, IrO2); um óxido que fornece a estabilidade química e mecânica (p. ex. TiO2) e freqüentemente outros aditivos para modelar as propriedades. A atividade eletroquímica dos eletrodos depende da estrutura cristalina e eletrônica dos componentes, bem como do grau de mistura dos óxidos4.

Vários estudos têm sido realizados variando a composição da camada de óxido, buscando aumentar as propriedades eletrocatalíticas dos eletrodos. Dentro deste contexto o presente trabalho buscou desenvolver catalisadores eletroquímicos com eficiência para degradação de poluentes orgânicos visando o tratamento eletroquímico de efluentes. Nesse estudo foram desenvolvidos catalisadores unitários, binários e ternários de composição Ti/MeOx, Ti/MeOxNeOy e Ti/MeOxNeOyXiOz sendo Me/Ne/Xi metais de transição de interesse, com alto potencial tecnológico em tratamento de efluentes por processo eletroquímico.

Autores: Flaviana F. F. Ferro; Nathália M. P. Queiroz; Carmem L. P. S. Zanta e Josealdo Tonholo.

ÚLTIMOS ARTIGOS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS