BIBLIOTECA

Aquecimento está mudando a cor dos oceanos, conclui estudo

Aquecimento está mudando a cor dos oceanos, conclui estudo

“Azul da cor do mar”, o refrão do clássico de Tim Maia pode deixar de fazer sentido no futuro

“Azul da cor do mar”, o refrão do clássico de Tim Maia pode deixar de fazer sentido no futuro. Isso porque, de acordo com um novo estudo publicado na Nature nesta semana, a mudança climática e o decorrente aquecimento dos oceanos da Terra estão modificando a coloração do mar. Ao invés de azul, o mar está ficando esverdeado em áreas nas baixas latitudes perto da linha do Equador.

O estudo utilizou registros do satélite Aqua referentes aos últimos 20 anos e identificou alterações na coloração da água marinha em 56% de sua extensão global – uma área maior do que a soma de todos os continentes terrestres.

A mudança da cor do mar está diretamente relacionada à água marinha mais aquecida, reflexo das mudanças climáticas decorrentes da concentração de gases de efeito estufa na atmosfera. Os oceanos são o maior sumidouro de carbono do planeta. No entanto, na medida em que a concentração de carbono aumenta na atmosfera, o oceano absorve mais gás, deixando a água mais ácida e quente.

Esse é um cenário ideal para a proliferação dos fitoplâncton, micróbios clorofilados que estão na base da cadeia alimentar marinha. Isso pode estar por trás do esverdeamento da água, principalmente na região equatorial, onde o calor é mais intenso. Os efeitos disso sobre a diversidade biológica marinha, no entanto, ainda não estão claros. Mas a descoberta é mais um indicativo de agravamento da mudança climática.

“A razão pela qual nos preocupamos com isso não é a cor em si, mas porque ela é um reflexo das mudanças no estado do ecossistema”, explicou ao Guardian o cientista BB Cael, da Universidade de Southampton (Reino Unido). “Temos mudança na cor que está surgindo significativamente em quase todo o oceano dos trópicos e subtrópicos”.

“Tenho feito simulações que me dizem há anos que essas mudanças na cor do oceano vão acontecer”, disse a coautora do estudo Stephanie Dutkiewicz, pesquisadora do Massachusetts Institute of Technology (MIT). “Ver isso acontecendo de verdade não é surpreendente, mas assustador. E essas mudanças são consistentes com as mudanças induzidas pelo homem em nosso clima”.

Fonte: ClimaInfo


LEIA TAMBÉM: POR QUE DEVEMOS NOS PREOCUPAR COM O AQUECIMENTO DOS OCEANOS?

ÚLTIMOS ARTIGOS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS