BIBLIOTECA

Alternativas para o aproveitamento e disposição final do efluente de um sistema de metanização de resíduos alimentares

Resumo

Um Sistema de Metanização de Resíduos Alimentares (SMRA) compreendido por um reator anaeróbio (RA), reator UASB e Filtros foi monitorado por um período de 6 meses a fim de caracterizar o efluente final produzido (digestato). Duas alternativas de tratamento do digestato visando a obtenção de subprodutos com valor agregado foram testadas em escala laboratorial. A primeira foi um tratamento biológico por meio de um inoculo misto Algas+Lodo Ativado enquanto a segunda foi um processo de precipitação química mediante adição de Ca(OH)2. A aplicação do inoculo misto produziu eficiências de remoção de DQO, NAT e P-Total de 96%, 72% e 31%, enquanto a precipitação com Ca(OH)2 em doses de 800 mg permitiu eficiências de 36%, 16%, 100%, respectivamente. Os resultados sugerem que à aplicação de um tratamento algal com ocorrência de pH básicos seguida do processo de precipitação química pode ser uma alternativa sustentável para a recuperação de nutrientes do digestato da metanização de RA.

Introdução

A Digestão Anaeróbia (DA) tem sido aplicada para o tratamento de resíduos orgânicos, incluindo resíduos alimentares (RA). Isto se deve especialmente a possibilidade de produzir e recuperar subprodutos com valor agregado como o biogás, biomassa e nutrientes que podem aplicar-se na produção de energia, biocombustíveis, produção de rações para animais, fertilizantes para a agricultura, etc. (ROVINS, 2006; TAMPIO et al., 2016). Uma das principais limitações a respeito da aplicação da DA para o tratamento de RA é o gerenciamento do efluente digerido anaerobicamente (digestato), que é produzido em grande quantidade e apresenta altas concentrações de matéria orgânica e nutrientes, especialmente amônia e fósforo (ZHAO et al., 2015; TAMPIO et al., 2016).

A disposição inadequada do digestato nos solos, ou em corpos d´água produzem impactos ambientais como a eutrofização, alteração das propriedades físico-químicas dos solos limitando a agricultura e outros usos, além de constituir uma perda de nutrientes com potencial de aproveitamento. A partir disso, algumas pesquisas têm avaliado diferentes tecnologias para o pós-tratamento e a disposição final do digestato da DA de RA, incluindo sua recirculação, precipitação química, stripping/absorção de amônia, produção de algas, entre outros (ZHAO et al., 2015; BOUSEK et al., 2016). Contudo, ainda é necessário identificar os melhores cenários e condições para a aplicação de cada tecnologia (HUANG et al., 2016; TAMPIO et al., 2016).

Desde 2014 na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) está em operação um sistema de metanização que recebe os resíduos alimentares provenientes dos restaurantes universitários (SMRA). O SMRA é composto por uma unidade de metanização de resíduos (pMethar) e outra de aproveitamento energético. O biogás produzido na pMethar é queimado, ou coletado e armazenado para produção de eletricidade. Atualmente, poucas alternativas têm sido avaliadas para o tratamento e disposição sustentáveis do digestato gerado pela DA dos RA, especialmente aquelas que visam ao aproveitamento do conteúdo de nutrientes e a geração de subprodutos com valor agregado. O objetivo do presente estudo foi avaliar o potencial de duas alternativas de tratamento visando a recuperação de nutrientes e o reuso do efluente de um sistema de metanização de resíduos alimentares a fim de incrementar a sustentabilidade econômica e ambiental desse processo.

Autores: Andrés Felipe Torres Franco;  Lucas Antônio de Oliveira Melgaço;  César Rossas Mota Filho e  Carlos Augusto de Lemos Chernicharo.

ÚLTIMOS ARTIGOS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS