BIBLIOTECA

Análise de resíduos dos fármacos paracetamol, ibuprofeno, atenolol, sinvastatina, clonazepam e carbamazepina por lc-ms/ms – validação de metodologia analítica

Resumo

A preocupação com a presença de fármacos como contaminantes de ambientes aquáticos se iniciou na década de 1970 e, desde então, inúmeros estudos foram realizados e revelaram a presença de resíduos de tais substâncias, podendo-se citar antibióticos, hormônios, anestésicos, antinflamatórios, dentre outros, em diversas partes do mundo, sendo eles denominados atualmente contaminantes ambientais emergentes. O objetivo deste trabalho foi desenvolver metodologia analítica, através de cromatografia líquida de alta eficiência acoplada à espectrometria de massas (LC-MS/MS), validando-a, para a quantificação de resíduos dos fármacos paracetamol, ibuprofeno, atenolol, sinvastatina, clonazepam e carbamazepina, simultaneamente, em amostras aquosas, com vistas a sua utilização na análise de afluentes e efluentes de estações de tratamento de esgotos. Os resultados obtidos indicaram um método rápido, específico e sensível para a análise de resíduos dos fármacos paracetamol, ibuprofeno, atenolol, sinvastatina, clonazepam e carbamazepina, fármacos estes com alta incidência de utilização no Brasil.

Introdução

A preocupação com a presença de fármacos como contaminantes de ambientes aquáticos se iniciou na década de 1970 e, desde então, inúmeros estudos foram realizados e revelaram a presença de resíduos de tais substâncias, podendo-se citar antibióticos, hormônios, anestésicos, anti-inflamatórios, dentre outros, em diversas partes do mundo, sendo eles denominados atualmente contaminantes ambientais emergentes. Os fármacos, após passarem pelo organismo humano, irão atingir os esgotos devido à excreção humana, ou ainda podem chegar diretamente até eles devido ao aporte clandestino ou incorreto de medicamentos diretamente na rede de esgotos.

O Brasil é um grande consumidor mundial de medicamentos, e segundo o Instituto Brasileiro de Opinião e Estatística (IBOPE), este mercado movimenta montantes superiores a R$ 70 bilhões por ano, sendo estimado um gasto médio anual, por brasileiro, em torno de R$ 430,92.

Desta forma, torna-se imprescindível a pronta disponibilidade de método analítico seletivo, rápido e de alta sensibilidade, capaz de identificar a quantificar, simultaneamente, resíduos de fármacos na fase aquosa de esgoto bruto e tratado.

Os fármacos selecionados para este estudo foram paracetamol, ibuprofeno, atenolol, sinvastatina, clonazepam e carbamazepina. Eles apresentam alta incidência de uso pela população (SIMÕES e FILHO, 1998; ENCONTRO CEPAL, 2003; PHARMA, 2012; FIOCRUZ, 2012), sendo este o principal motivo para terem sido selecionados para este estudo.

O objetivo deste trabalho é desenvolver metodologia analítica, através de cromatografia líquida de alta eficiência acoplada à espectrometria de massas (LC-MS/MS), validando-a, para a quantificação de resíduos dos fármacos paracetamol, ibuprofeno, atenolol, sinvastatina, clonazepam e carbamazepina, simultaneamente, em amostras aquosas, com vistas a sua utilização na análise de afluentes e efluentes de estações de tratamento de esgotos.

Autores: Camila Delanesi Guedes e Wanderley da Silva Paganini.

ÚLTIMOS ARTIGOS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS