BIBLIOTECA

Análise da qualidade da água subterrânea em áreas industriais contaminadas na UGRHI-22

Resumo

A poluição de origem industrial afeta negativamente a qualidade do solo e compromete a qualidade dos meios aquáticos, os quais são responsáveis pelo abastecimento de água. O objetivo do trabalho foi analisar a qualidade da água subterrânea em áreas industriais contaminadas na UGRHI 22. Para a identificação das áreas utilizamos as informações obtidas por meio de relatórios informando a localização das áreas potencialmente contaminadas por processos de atividades industriais em todo território do estado de São Paulo pela CETESB, com essas informações definiu-se poços de monitoramento para analisar a água subterrânea. Os resultados obtidos identificaram que as áreas contaminadas seguem o Limite Quantitativo Praticável da Resolução CONAMA nº 396/08, apenas o parâmetro de Cromo na área 2, a jusante da segunda coleta foi superior. Conclui-se que medidas de recuperação já estão sendo feitas e que é devido a isso, que os valores dos resultados encontrados na pesquisa foram resultados abaixo dos limites de quantificação praticáveis estando enquadrado na resolução CONAMA n° 396/08.

Introdução

A degradação da qualidade do meio ambiente ocorre de forma crescente em maior parte do mundo. A contaminação do solo por processos e atividades industriais que acarretam também o descarte de resíduos é um dos maiores destaques de um passivo ambiental (SÁNCHEZ, 2004).

Uma empresa possui um passivo ambiental quando ela causa um dano ao meio ambiente de alguma forma e/ou ação (KRAEMER, 2003), ou seja, quando o gasto ambiental é incorrido e não pago. Ele surge quando a empresa tiver obrigação de prevenir, reduzir ou retificar um dano ecológico por causa de uma obrigação legal, contratual, política, voluntária ou estratégica. Trata-se, portanto, de gastos incorridos em atividades que visam ao equilíbrio dos ecossistemas afetados pelo negócio da empresa (VELLANI,2010). O passivo sempre foi visto como de fácil identificação, porém o principal problema não reside na sua avaliação, mas em quando reconhecê-lo e registrá-lo, a fim de prevenir o fato de serem gerados a partir do descumprimento de regulações ambientais e que possam trazer prejuízo a outrem (HAHN; REZENDE; NOSSA, 2010).

Toda responsabilidade social relacionada aos aspectos ambientais fica na obrigação das indústrias e empresas, sendo estas obrigadas a realizar um gerenciamento adequado, para a destinação correta de seus resíduos e insumos provenientes de todas as atividades devido o passivo ambiental representar grandes agravos ao meio ambiente (CETESB, 2017). Assim, a poluição de origem industrial afeta negativamente a qualidade do solo, de maneira que essas substâncias e contaminantes permanecem na atmosfera terrestre ocasionando a poluição de mananciais, do lençol freático e comprometendo a qualidade dos meios aquáticos os quais são responsáveis pelo abastecimento de água para sobrevivência do homem. Além disso, afeta desfavoravelmente a biota, as condições estéticas e sanitárias dos ambientes (CETESB, 2001).

Dessa forma, a elaboração deste estudo se dá pela escassez encontrada em trabalhos científicos desenvolvidos referentes à abordagem de área contaminada por atividades industriais. Vale ressaltar que o trabalho visa apontar o grau de relevância de estudo de uma área contaminada em uma bacia hidrográfica, sendo que essa área possui um grande potencial negativo de causar dano ao solo e as águas subterrâneas que são essenciais para a manutenção da vida.

Autores: Renata Cristina Mafra; Melissa Arantes Pinto; Laís Gabriela Marques; Lucas Flávio Thomaz; Elson Mendonca Felici e Letícia Aparecida Costa.

leia-integra

ÚLTIMOS ARTIGOS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS