BIBLIOTECA

Análise da alteração do microclima da região no entorno da barragem pública Padre Cícero (Açude Castanhão)

Resumo

O Nordeste tem passado por um período de baixos índices pluviométrico nos últimos 5 anos. Isso reforça a necessidade de políticas públicas para o correto manejo de água nas zonas semiáridas. Dentre as políticas já implantadas no Ceará, destaca-se a barragem Padre Cícero, mais conhecido como açude Castanhão, que teve sua construção iniciada em 1995 e concluída em 2002, e tem a capacidade de armazenamento de 6,7 bilhões de m³. No entanto, em virtude da dimensão da obra, os impactos ambientais atrelados a essa construção foram diversos, alguns com efeito imediato, outros a longo prazo. Sendo assim, esse trabalho faz uma análise numérica dos índices pluviométricos das cidades que circundam o açude Castanhão, bem como avalia o comportamento dos ventos daquela região a fim de correlacionar a elevação da média pluviométrica da cidade de Iracema-CE com a construção da Barragem Padre Cícero, e, desta maneira, constatar e validar a presença desse impacto ambiental devido a esta obra. Os resultados sugerem que a cidade de Iracema encontra-se no sentido da direção predominante dos ventos que passam sobre o Castanhão. Este fato sugere que a umidade do açude Castanhão possa estar sendo carreada e precipitada na forma de chuva na cidade avaliada, no entanto, essa assertiva requer estudos mais profundos para uma avaliação em definitivo.

Introdução

O semiárido nordestino é conhecido pelo seu calor e sua baixa pluviometria. A escritora Raquel de Queiroz em seu livro O Quinze retrata uma grande estiagem que houve em 1915 onde muitas famílias fugiram do Nordeste em busca de condições melhores de vida. Baseado nisso, o Ceará foi alvo de diversas políticas públicas voltadas para o combate à seca, deste modo, destacam-se práticas rotineiras para a mitigação das consequências das estiagens, tais como: perfuração de poços, construção de cisternas, implementação de sistemas dessalinizantes, etc., com isso, no entanto, destaca-se a construção de barragens para represar a água dos períodos chuvosos e dar suporte para uso normal desse bem natural nos seus usos múltiplos nos períodos de estiagem.

Nesse contexto, foi construído a Barragem Pública Padre Cícero, mais conhecido como açude Castanhão, que tem, de acordo com dados da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), capacidade para 6,7 bilhões de m³. Deste modo, destaca-se pelo grande impacto social e ambiental. De acordo com Domingues et al. (2007), no impacto climático ocorrerá modificações no clima local: aumento da umidade do ambiente, formação frequente de nevoeiros, diminuição ligeira da amplitude térmica e formação de brisas terra-lago, lago-terra.

Autores: Tibério Vieira Sampaio;  Patrícia da Costa Dutra;  Karla Maryana Lima Loyola Weyne;  José Sérgio dos Santos e  Mariano da Franca Alencar Neto.

ÚLTIMOS ARTIGOS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS