BIBLIOTECA

Ajuste de pressões de distribuição por horário

Resumo

A variação de demanda que ocorre ao longo do dia nas redes de distribuição de água torna necessário ajustar a pressão disponibilizada nas elevatórias para evitar falta ou excesso de pressão na rede. No sistema de abastecimento integrado de Curitiba – SAIC, a partir de abril de 2015, foi intensificado o controle, criando-se faixas horárias de pressão de distribuição. Os perfis de demanda foram reestudados caso a caso através de modelagem hidráulica e monitoramento em campo, promovendo-se ajuste fino em grande parte das 60 elevatórias de distribuição do SAIC. Os resultados deste trabalho contribuem para a redução do índice de perdas e consequentemente redução de uso de energia elétrica. Outros benefícios que também podem ser citados são a redução de magnitude dos transientes hidráulicos na rede de distribuição, o que coopera para a redução de rompimentos, a redução de tempo de desabastecimento (para manutenções) e garantia de melhor qualidade da água.

Introdução

O uso de energia elétrica para pressurização de sistemas de distribuição está diretamente ligado à potência consumida pelos equipamentos. A potência, por sua vez, está relacionada com a pressão e vazão distribuída (Tsutiya, 2006).

A variação de demanda que ocorre ao longo do dia nas redes de distribuição (perfil de demanda) torna necessário ajustar a operação das elevatórias para evitar falta ou excesso de pressão na rede. A pressão disponibilizada deve ser a menor possível, pois além da redução de potência dos equipamentos ter como impacto direto a economia de energia, menor pressão impacta na redução de volume de água perdido, reduzindo o volume produzido, o que novamente contribui para a economia de energia, além da redução de produtos químicos.

Ainda como produto da operação com faixas de pressão há a redução de magnitude dos transientes hidráulicos na rede de distribuição, o que contribui para a redução de rompimentos e manutenção da qualidade da água. Este trabalho demonstra como foram definidas as faixas de pressão de distribuição em zonas de recalque do SAIC.

Autores: Katia Regina Garcia da Silva;  Edymilson Luiz dos Santos e Fabio Alexander Basso.

ÚLTIMOS ARTIGOS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS