BIBLIOTECA

AEROSTRIP- Perguntas Frequentes

1. O QUE É AEROSTRIP®?

AEROSTRIP® é a marca comercial do difusor plano de bolha fina fabricado pela Aquaconsult. Essa marca é sinônimo de alta eficiência e longevidade na tecnologia de aeração por bolhas finas.

Seu projeto merece o melhor produto:

2. QUAIS SÃO AS APLICAÇÕES PARA OS DIFUSORES DE BOLHAS FINAS AEROSTRIP®?

  • Os difusores de bolha fina AEROSTRIP® podem ser usados tanto no tratamento de águas residuárias municipais quanto industriais. Tecnologias especiais como NEREDA, MBR, MBBR, IFAS, ou SAF provaram que os difusores planos como a melhor escolha para a aeração requerida.

CONHEÇA MAIS

3. O QUE TORNA O AEROSTRIP® ESPECIAL, QUANDO COMPARADO COM OUTRAS TECNOLOGIAS DE DIFUSÃO DE AR DISPONÍVEIS HOJE?

O seu formato, a sua membrana com uma perfuração especial proprietária, a sua eficiência, a possibilidade de ser instalado directamente no fundo dos tanques e, além disso, a sua longa vida útil são características únicas do difusor AEROSTRIP®.

4. COMO É DEFINIDA A GAMA DE OPERAÇÃO DOS DIFUSORES  AEROSTRIP®?

Os principais critérios de operação são a chamada taxa de fluxo (fluxo de ar específico relacionado à unidade de superfície da membrana) e a pressão do sistema durante a operação. Em termos de fluxo podemos definir uma faixa para operação contínua e carregamento de longo prazo entre 10 e 80 Nm³ / h / m². O limite superior para picos deve ser considerado como 120 Nm³ / h / m². Veja o gráfico da faixa operacional SOTE.

Os difusores da Membrana Phoenix vêm com uma faixa de operação de 40 Nm³ / m²h até 120 Nm³ / m²h. A taxa de fluxo de ar máxima admissível é 150Nm³ / h²m por superfície difusora.

Um fluxo de ar de <10 Nm³ / m²h não é recomendado. Isso levaria a uma mistura inadequada e má oxidação.

A pressão máxima admissível do sistema através do difusor deve ser limitada a 110 mbar. Medidas especiais para limpeza e redução da perda de carga são necessárias no caso de pressão mais alta do que a mencionada acima.

5. QUAIS SERÃO AS OPERAÇÕES RECOMENDADAS DE MANUTENÇÃO E MANUTENÇÃO PREVENTIVA?

A manutenção preventiva é necessária para contar com o maior tempo de operação, como na maioria das tecnologias. O conselho do fabricante para o operador da planta para uma manutenção eficaz seria implementar um monitoramento de pressão funcional (idealmente implementação em tempo real) e registrar todos os dados. Em caso de aumento da pressão do sistema acima das faixas recomendadas, seriam necessárias as seguintes contramedidas:

  • Operações: Aumentar o número de ciclos no relaxamento automático (blow-down).
  • Dosagem química: Limpeza de ácido por atomização através de injeção de alta pressão de ácido acético a 80% na tubulação relacionada durante a operação. Pode ser executado em um tanque ou em todas as instalações de uma vez.
  • Limpeza física: Limpeza dos elementos AEROSTRIP® com jato de água de alta pressão com dispositivo aprovado (após drenagem e lavagem do tanque dos depósitos de lodos).

aerostrip

6. QUAL SERIA A VIDA ÚTIL ESPERADA PARA O AEROSTRIP®?

A vida útil média das membranas dos difusores de bolha fina AEROSTRIP® pode ser declarada em 10 a 15 anos, em estreita dependência da operação da planta implementada e da interação com o efluente de esgoto. Houve poucos casos com tempo de operação de até 20 anos entre duas trocas de membrana, devido às cargas reduzidas e excelente manutenção.

7. EXISTEM MEDIDAS DOCUMENTADAS QUE ATESTAM O DESEMPENHO DOS DIFUSORES AEROSTRIP®?

Todos os difusores de bolha fina AEROSTRIP® são totalmente testados sobre sua funcionalidade no fabricante, e todos os registros de teste são armazenados no sistema de qualidade do fabricante AQUACONSULT. Cópias de medições e testes de transferência de oxigênio realizados por partes independentes em plantas comissionadas em todo o mundo podem ser obtidas junto ao fabricante e seus agentes de distribuição, mediante solicitação.

aerostrip

aerostrip

ÚLTIMOS ARTIGOS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS