NOTÍCIAS

Açudes da Região Metropolitana de Fortaleza chegam a 100% da capacidade

Açudes da Região Metropolitana de Fortaleza – Aporte positivo dá autonomia aos reservatórios para abastecer a Região Metropolitana sem a necessidade de transferência das águas do Castanhão.

Os açudes Pacoti, Pacajus, Riachão, Gavião e Aracoiaba registraram 100% de de volume, o que dá autonomia de água para a Região Metropolitana de Fortaleza, sem necessidade de transferência das águas do açude Castanhão, conforme a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Com isso, a região deixa a situação de escassez hídrica

Açudes da Região Metropolitana de Fortaleza

Foto: Cogerh/ Divulgação – Sistema hídrico que abastece Região Metropolitana de Fortaleza registra capacidade máxima de armazenamento

Na última sexta-feira (20), uma comitiva formada por gestores do Sistema de Recursos Hídricos do Ceará visitou os reservatórios do macrossistema hídrico que abastece a capital e a região.

O cenário permitiu também a revogação do Ato Declaratório que insere a cidade de Fortaleza e a Região Metropolitana na condição de escassez hídrica. Segundo a Cogerh, no mesmo período de 2021 o sistema registrava 71% de sua capacidade.

Ainda de acordo com a Companhia, a quadra chuvosa positiva no Ceará é a responsável pela melhora na capacidade dos açudes.


 

LEIA TAMBÉM: HIDROGÊNIO VERDE – ACORDOS PARA CONSTRUÇÃO DE USINAS CRESCEM NO CEARÁ


 

Um dos exemplos dos feitos da quadra chuvosa é no açude Pacoti, que devido aos anos seguidos de estiagem não vinha acumulando aportes expressivos e estava sem sangrar desde 2009, mas a situação reverteu e o reservatório teve seu primeiro sangramento após esse período no último domingo (15).

Para o presidente da Cogerh, João Lúcio Farias, o cenário é de mais tranquilidade para a RMF, principalmente com relação à garantia para o abastecimento humano. O gestor alerta, entretanto, que a situação em outros locais do Estado ainda precisa de atenção.

“Algumas regiões do nosso estado, como o Sertão Central-Banabuiú, não tiveram bons aportes. A Bacia do Banabuiú se encontra com apenas 9%. A gestão hídrica do Ceará, através do Grupo de Contingência, segue monitorando e definindo ações para que todas as regiões fiquem seguras”, concluiu.

Fonte: G1


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: BIOSIS E A INDÚSTRIA DO PAPEL E CELULOSE EM CRESCIMENTO NO BRASIL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: EVAPORAÇÃO, UMA TECNOLOGIA TRADICIONAL MAIS EFICIENTE E SUSTENTÁVEL PARA LIDAR COM CONTAMINANTE API

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:
SUMMIT CHANNEL PARTNERS 2025 PARCEIROS DE CONFIANÇA E INOVAÇÃO

Summit Channel Partners 2025: parceiros de confiança e inovação

Vamos juntos moldar o futuro do tratamento de água! A Veolia convida empresas de engenharia, OEMs e consultores especializados para um encontro exclusivo que promete revolucionar o setor de tratamento de águas. O Summit Channel Partners 2025 acontecerá no dia 20 de outubro, em São Paulo, reunindo parceiros estratégicos que buscam explorar as principais tendências e inovações do mercado.

Continuar lendo »
Saneamento e mudança climática entidades do setor criam documento orientador para um futuro hídrico sustentável, rumo à COP30, em evento em Belém

Saneamento e mudança climática: entidades do setor criam documento orientador para um futuro hídrico sustentável, rumo à COP30, em evento em Belém

Organizada pela Aesbe e AESabesp, a terceira edição do Relatório “Diretrizes aos prestadores de serviços de água e esgoto para o enfrentamento de eventos adversos” será lançada em Belém, no Pará, em 2 de outubro, durante a abertura da Casa do Saneamento da Funasa, evento pré-Conferência do Clima, que acontecerá de 30 de setembro até dia 2.

Continuar lendo »