NOTÍCIAS

Sanepar estuda uso de nanobolhas na lagoa do Passeio Público

A Sanepar está fazendo estudos de aplicação da tecnologia de nanobolhas para melhorar a qualidade da água das lagoas do Passeio Público, em Curitiba.

lagoa

O processo faz parte de um projeto de inovação realizado pela companhia, em parceria com a Prefeitura da Capital e com a Best Ambiental, empresa licenciada para trabalhar com essa tecnologia.

 

A água da lagoa do Passeio Público é captada, filtrada e recebe a aplicação de nanobolhas em um contêiner. Depois, essa água tratada volta para a lagoa e dá continuidade ao processo, uma vez que as nanobolhas atuam durante longos períodos, deixando a água limpa.

As nanobolhas possuem o tamanho de um milionésimo de milímetro e, portanto, não podem ser vistas a olho nu. Por ter tamanho reduzido, concentram e estabilizam alto volume de oxigênio no meio líquido por dias. Essa atuação remove altas taxas de matéria orgânica, bactérias, vírus, fungos e algas. O sistema dispensa o uso de aditivos químicos, pois utiliza como insumos apenas ar e energia elétrica, não gerando resíduos impactantes no meio ambiente.

Os estudos com a aplicação de nanobolhas serão realizados no local durante quatro meses. Após esse período, a Sanepar avaliará esta tecnologia também em sistemas de tratamento de esgoto.

O diretor-presidente da companhia, Cláudio Stabile, destaca a busca permanente da companhia por soluções inovadoras e ambientalmente corretas por meio de pesquisas e estudos técnicos.

“A Sanepar é uma empresa inovadora e busca sempre novos processos para aprimorar seus sistemas de tratamento de água e de esgoto. Temos intensificado as pesquisas em várias áreas para melhorar a eficiência no nosso trabalho.”

 

FONTE: aen.pr.gov.br

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: Audiência pública sobre concessão de serviços de água e esgotos em Porto Alegre ocorre nesta quinta-feira

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: Governo do Rio lança plataforma sobre oferta de água, redução do risco de secas e prevenção contra inundações

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:
ALADYR pede ação imediata sobre mudança climática após desastre no Rio Grande do Sul

ALADYR pede ação imediata sobre mudança climática após desastre no Rio Grande do Sul

Diante do impacto das chuvas no Rio Grande do Sul, que afetaram centenas de milhares, a ALADYR pede aos governos e entidades privadas que acelerem a implementação de políticas de adaptação e mitigação do climática. A organização destaca a importância de atualizar a legislação, promover o reúso de água e adotar inovações como o modelo de “cidade esponja” para enfrentar efetivamente esses desafios iminentes

Continuar lendo »