NOTÍCIAS

Uma nova geração de membranas de Osmose Reversa, que reduz custos de implantação e custos operacionais

toray

O mercado de membranas de osmose reversa para água divide-se basicamente em dois tipos de aplicações :

• Água do mar ou “SWRO” que significa “Sea Water Reverse Osmosis”

• Água salobra ou “BWRO” que significa “Brackish Water Reverse Osmosis”

Ainda que existam definições especificas em função da concentrações de sólidos dissolvidos totais (SDT) para água doce, água salina, água salobra e saturada, quando falamos das aplicações de membranas de osmose para remoção de sais costuma-se selecionar membranas de água salobra para concentrações de até 10.000 mg/L de SDT e, acima deste número, membranas para água do mar. No Brasil a maioria dos projetos utilizam membranas de água salobra pelo fato destes projetos terem fontes oriundas de águas superficiais (rios, lagos e represas) ou poços.

Com mais de 40 anos de experiência em inovações na área de membranas de osmose reversa, a TORAY, fabricante japonesa de membranas filtrantes, desenvolveu uma nova série de produtos dos mais bem sucedidos elementos de membranas BWRO, oferecendo uma alta durabilidade e uma performance nunca antes alcançada. A nova série de elementos supera os concorrentes nos testes indicadores mais importantes, tornando-se assim referência para o tratamento de água salobra através de membranas de osmose reversa.

A nova geração de elementos de membrana duráveis BWRO demonstra um notável aumento em performance, tanto em rejeição de íons quanto em consumo energético, o que significa uma melhor performance com menores custos de implantação e custos operacionais, como descrito a seguir :

– Alta rejeição de sais : Isso resulta em melhor qualidade de permeado. Em muitas aplicações, um permeado de melhor qualidade representa menores custos operacionais e possibilidade de maior vida útil das membranas, pois pode-se manter uma qualidade alta do permeado mesmo após diversas limpezas químicas.

– Espaçador grande : A utilização de um espaçador grande entre as folhas das membranas é item crucial para um bom desempenho. Quanto maior o espaçador, menos problemas de entupimentos ocorrerão nas membranas. Com a utilização de espaçador grande, a membrana requer menos manutenção e menos limpezas químicas, aumentando sua vida útil e reduzindo gastos com trocas de prematuras.

– Maior capacidade de produção: Com vazões maiores o sistema de membranas necessita menor quantidade de elementos diminuindo custos de implantação (investimento ou CAPEX).

– Maior durabilidade física e química : A nova geração possui maior tolerância às variações de pH para limpezas químicas e operações diárias, além de uma maior tolerância a agentes oxidantes. A linha “D” também melhorou a estrutura física da membrana, resultado em um produto mais robusto.

A linha completa “D” de BWRO é composta por 3 tipos de membranas / aplicações, estão disponíveis em diâmetros de 4” e 8” e diversas configurações de área :

– TM700D : Membrana de alta rejeição voltada para aplicações padrão buscando a maior rejeição de sais e alta qualidade do permeado. A alta rejeição de sais de até 98 % é referência de destaque no mercado atual ;
– TMGD : Membrana de baixa pressão / baixa energia, voltada para aplicações onde o consumo energético é reduzido assim como as bombas de alimentação também são consideravelmente menores. Esta membrana, apesar de operar com baixa pressão, alcança rejeição de até 97 % de sais ;
– TMLD : Membrana de baixo entupimento (low fouling) voltada para aplicações onde o potencial de entupimento orgânico é alto, como águas superficiais ou reúso de efluentes.

Toda esta nova linha é produzida por um processo automático chamado de “autowinder”, que permite uma produção de módulos de membranas com alta qualidade e eficiência inigualável. Também possui certificações ISO 9001 e ISO 14001.

Arquivos para download:

Brackish Water RO Elements

Low fouling and high tolerance RO

Ultra low pressure BWRO, enchanced chemical tolerance

• Toray Worldwide

Mais informações: clique aqui!