Notícias

Tecnologia da Veolia promove recuperação de fósforo a partir do tratamento de efluentes

veolia-logo

Struvia foi projetada para projetos de economia circular e de desenvolvimento sustentável

O fósforo é um dos ingredientes mais importantes utilizados na fabricação de fertilizantes para agricultura e para a alimentação animal. A substância é essencial neste processo e insubstituível, já que ainda não existe uma opção sintética que realize suas funções. Para recuperá-lo em águas residuais produzidas por indústrias, no setor agrícola e em estações de tratamento municipais, a Veolia desenvolveu a tecnologia Struvia, solução altamente capacitada e adaptada para projetos de economia circular e de desenvolvimento sustentável.

struvia-fosforo-ete

 

A recuperação do fósforo é especialmente importante, principalmente por ser reconhecida mundialmente por especialistas como uma substância em escassez. As reservas de rocha contendo fósforo têm diminuído cada vez mais, o que ameaça a sobrevivência de diversas espécies de animais e, consequentemente, dos seres humanos.  Em muitos países, existem limites rigorosos de descarga de fósforo no meio ambiente e a reciclagem tem se tornado mais necessária com o passar dos anos. O tratamento de águas residuais limita o descarte de fósforo e evita a eutrofização (um desequilíbrio no ambiente aquático).

A Struvia permite a recuperação de fósforo, como cristais de estruvita (substância mineral composta por magnésio, amônia e fosfato, também denominada MAP), a partir de um processo que envia o efluente gerado em indústrias e municípios para um tanque reator com agitação. Nesse reator, há um dispositivo chamado Turbomix, tecnologia patenteada da Veolia que otimiza o crescimento dos cristais no próprio reator. O fenômeno natural de precipitação e formação da estruvita, ocorre com o controle de pH e a adição de sais de magnésio em uma solução com alta concentração de fosfatos. Um clarificador com lamelas integrado ao reator, garante a separação do efluente tratado dos grânulos de estruvita produzidos. Já a desidratação da estruvita pode ser feita através de big bags.

Na área industrial

A Struvia pode ser utilizada em destilarias/bioetanol, cervejarias, matadouros, indústria de laticínios e processamento de batatas. Na agricultura, é utilizada no tratamento de efluentes de produção animal ou para a produção de fertilizantes e biocombustíveis.

No setor municipal

As principais aplicações da Struvia são em plantas de tratamento de efluentes equipadas com digestores anaeróbicos e plantas de metanização de resíduos domésticos.

Fonte: Veolia


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *