NOTÍCIAS

Como as soluções móveis de água podem apoiar as termoelétricas

As termoelétricas fazem uso de água para gerar energia e, como tal, esse setor pode beneficiar-se amplamente das soluções móveis de água para rentabilizar sua produção. Compreenda melhor quais os serviços existentes e como estes podem apoiar as termoelétricas.

A produção de energia elétrica  em nossos dias depende fortemente da geração efetuada em várias centrais  termoelétricas, sendo que a geração desse tipo de energia parte do calor proveniente da queima de combustíveis diversos – em estado sólido, líquido ou gasoso – que podem ser o carvão mineral, o petróleo, o gás natural ou outros.

Estas centrais termelétricas dependem muito de um recurso cada vez mais escasso e que necessariamente precisa ter uma elevada qualidade que é o manancial de água. O papel da água no processo é bastante importante , já que é o aquecimento desta, por via da queima do combustível, que gera o vapor que originará, por fim, a produção de eletricidade.

Atualmente, no mundo, mais de 70% da produção de eletricidade parte de centrais termelétricas e, no Brasil, os investimentos no setor de geração elétrica estão cada vez mais direcionados para uso de fontes renováveis e os combustíveis disponíveis, com uma previsão de que nos próximos dez anos a energia termelétrica atinja  30% da matriz energética. .

O papel fundamental da água em todo o processo de produção de energia faz com que as termoelétricas sejam  um dos setores que mais  demandam  a  contratação de soluções móveis de água, principalmente quando estas integram as mais recentes tecnologias de tratamento de água e de reuso.

O uso das melhores tecnologias não só pode ajudar a tornar todas as práticas deste setor  mais sustentável ,  combatendo a escassez de água como pode, também, ter um impacto positivo para quem na gestão das operações ,  tornando todo o processo mais rentável ,  eficaz e seguro.

Compreenda como as soluções móveis para termelétricas podem ser vantajosas.


LEIA TAMBÉM: Monitoramento de águas subterrâneas com instrumentos sísmicos


Soluções móveis para termoelétricas

As usinas termoelétricas são, como vimos, uma indústria que depende do fornecimento de água, sendo que os dois principais usos da água no setor são o arrefecimento das turbinas, o uso de sistemas de resfriamento com grande reposição de água ,  e a produção de vapor para a geração de energia elétrica.

Tal como tantos outros mercados que dependem de água , o setor hidro e termoelétrico demandou  que fossem estudadas novas alternativas para garantir uma produção eficaz e contínua, mesmo perante eventuais  dificuldades de abastecimento  Entre as variadas tecnologias desenvolvidas  pelos especialistas em tratamento de água, temos atualmente  alternativas para produção de água para geração de vapor , como filtros específicos para remoção de contaminantes, as resinas de troca iônica, os sistemas com membranas de osmose reversa, a ultrafiltração e os sistemas de polimento com eletrodeionização. O sistema de produção de água para alimentação destes processos, são baseado em processos de clarificação , flotação , ultrafiltração  e filtração avançada.

De fato, o elevado consumo de água das centrais termoelétricas para sua produção de calor e para a alimentação de seus sistemas de refrigeração de turbinas, faz com que essa indústria não possa correr o risco de perder seu fornecimento de água.

As soluções móveis são conjuntos de equipamentos e sistemas , com grande facilidade de transporte e início de operação, por serem plug in play,  que permitem garantir que todos os processos possam retomar às normalidades , tanto em paradas programadas ou não de sistemas de produção de água existentes como também em função de escassez ou comprometimento de mananciais de abastecimento.

Essas soluções móveis de água para termoelétricas podem servir em situações mais inesperadas, sendo utilizadas de forma ocasional, ou ser implementadas de forma regular e contínua, evitando perdas de produção geradas por situações como a interrupções do fornecimento de água.

Com custos geralmente inferiores aos de uma quebra de produção provocada por esses cortes inesperados, as soluções com unidades móveis permitem que a indústria possa utilizar plantas móveis de tratamento e de fornecimento de água que as apoiam permanente ou temporariamente. Muitos desses serviços se tornam ainda mais vantajosos pela monitoramento on line e digital destes processos através de equipes especializadas locais ou à distância.

A importância das soluções móveis de água

As soluções móveis de água para termoelétricas são fundamentais para garantir uma produção contínua mas também para fazer com que seu impacto ambiental seja menor, promovendo um pensamento ambientalmente sustentável, onde o tratamento e reuso de águas é o foco.

A diversidade de serviços que uma empresa desse setor pode contratar é outro fator importante e decisivo, podendo ser analisada cada situação individualizada, e prover um conjunto de equipamentos, sistemas ou serviços dedicados a fim de atendimento aos objetivos e resultados definidos.

Entre os serviços móveis para termoelétricas existe a modalidade de  serviços emergenciais, que utilizam equipamentos em skids, containers ou trailers  e servem para entregar água de forma confiável  em momentos específicos, onde ocorrem problemas inesperados  no suprimento  ou qualidade da água ou eventualmente em interrupções ou manutenções  de sistemas de tratamento de água existentes, existem também  os serviços programados temporários, que se destinam aos momentos em que existe um  pré-aviso de que existirá uma falha temporária ou uma manutenção programada e as unidades móveis são utilizadas para suprir com confiabilidade evitando perdas ou paralisação de produções. Também existem contratos de maiores períodos , com  média ou longa duração , com sistemas móveis ou fixos em contratos estabelecidos por prazos definidos. .

Além da produção e tratamento de água para a produção de energia , os sistemas móveis podem também contemplar tecnologias de reuso de águas, permitindo de forma segura e confiável,  a reutilização de águas com objetivos de redução de custos operacionais ou a minimização de impactos ambientais.

Como podemos concluir, as soluções móveis para termoelétricas são fundamentais para garantir menores custos em momentos chave do fornecimento e tratamento de águas em geral , assim como para auxiliar globalmente a produção, ajudando a melhorar  resultados e a impulsionar a rentabilidade.

Sobre a Veolia

O grupo Veolia é a referência mundial em gestão otimizada dos recursos. Presente nos cinco continentes com quase 179000 assalariados, o Grupo concebe e implementa soluções para a gestão da água, dos resíduos e da energia, que fomentam o desenvolvimento sustentável das cidades e das indústrias. Com suas três atividades complementares, Veolia contribui ao desenvolvimento do acesso aos recursos, à preservação e renovação dos recursos disponíveis.

Em 2019, o grupo Veolia trouxe água potável para 98 milhões de habitantes e saneamento para 67 milhões, produziu cerca de 45 milhões de megawatt/hora e valorizou 50 milhões de toneladas de resíduos. Veolia Environnement (Paris Euronext : VIE) realizou em 2019 um faturamento consolidado de 27,189 bilhões de euros. www.veolia.com