Notícias

SNSA promove seminário de encerramento do PROBIOGÁS

Publicado em 20/02/2017 às 10:56:34

O PROBIOGÁS é um projeto de cooperação técnica entre Brasil e Alemanha

 

probiogas-0217

 

O ministério das Cidades, por meio da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental (SNSA), realiza no dia 22 de fevereiro o Seminário de Encerramento do programa PROBIOGÁS. O evento acontece no Auditório do Ministério das Cidades, em Brasília, das 9h às 18h.

Durante o seminário serão expostos os resultados e as perspectivas do projeto realizado pela SNSA em parceria com a Agência de Cooperação Alemã, Deustche Geselschaft für Intenationale Zusammernarbeit (GIZ), detentora dos recursos, e instituições parceiras.

Entre os temas que serão apresentados estão os desafios do uso de biogás em Estações de Tratamento de Esgotos (ETEs); o legado da pesquisa sobre a produção de biogás em reatores anaeróbicos; as potencialidades do biogás no mercado de energia elétrica e no Brasil; os avanços e desafios do tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos e o papel do biogás, entre outros.

O projeto também ofereceu cursos para cerca de 1.300 profissionais

O PROBIOGÁS é um projeto de cooperação técnica entre Brasil e Alemanha com objetivo de fomentar o aproveitamento energético do biogás no Brasil, a partir de efluentes e resíduos do setor de saneamento, e também agropecuários.

Iniciado em 2013, o programa conta com o Comitê Gestor do PROBIOGÁS, composto por representantes de vários ministérios que possuem ligação com tema biogás, entre eles o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Ministério do Meio Ambiente (MMA), Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e o Ministério de Minas e Energia (MME).

O comitê discutiu a evolução do tema de forma a agregar novos pontos de vistas no desenvolvimento do projeto e apresentará o balanço da cooperação durante o seminário de encerramento.

O projeto também ofereceu cursos para cerca de 1.300 profissionais de diferentes áreas e 150 pessoas participaram de visitas técnicas à Alemanha. Além disso, 18 parcerias acadêmicas e empresariais também foram estabelecidas.

Fonte: Ministério das Cidades


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *