NOTÍCIAS

Seleção de aços inoxidáveis para a indústria da água e dessalinização

Projeto desenvolve diretrizes para a seleção de aços inoxidáveis para a indústria da água e dessalinização

 

selacao-de-acos-inoxidaveis-0517

 

Os aços inoxidáveis formam um grupo de aços de alta liga baseados nos sistemas ferro-cromo, ferro-cromo-carbono e ferro-cromo-níquel. Para ser inoxidável um aço precisa conter no mínimo 10,5% em peso de cromo.

Esses aços são amplamente utilizados em sistemas de água potável, efluentes, reúso de água e tubulação, incluindo encamisamento de poços, osmose reversa e outros equipamentos com tecnologia de membrana, desinfecção por ultravioleta e geradores de ozônio.

Os aços inoxidáveis são resistentes à corrosão, porém, contrário à crença popular, eles estão sujeitos a falhas por corrosão. Assim, para poder usufruir ao máximo as vantagens das propriedades de resistência à corrosão dos aços inoxidáveis, é preciso que as tubulações e componentes sejam devidamente especificados, manuseados, instalados e operados.

Fontes de informação

Os engenheiros e projetistas tem poucas fontes disponíveis sobre a aplicação dos aços inoxidáveis no tratamento de água e sobre os métodos adequados para o manuseio dos mesmos durante a construção.

Os engenheiros e operadores desejam o grau mais alto de aço inoxidável para a proteção contra a corrosão, porém, eles não querem usar um grau maior e mais caro do que o necessário.

Além disso, o manuseio, instalação e operação inadequados podem tornar o aço inoxidável susceptível à corrosão, anulando alguns ou todos os benefícios da compra de um material de alto custo e alta performance.

Com cinco tipos (famílias) e mais de 120 ligas e composições, selecionar o aço inoxidável correto para a aplicação não é uma tarefa fácil. Apesar de haver farta informação sobre os aços inoxidáveis, essa informação não está pronta para uso pelos profissionais da indústria da água e dessalinização. Esse conjunto de informações não está em um formato que facilmente permite aos engenheiros e usuários, responsáveis pela especificação e compra desses materiais, incorporar recomendações na documentação de construção ou tomar decisões operacionais que podem mudar o ambiente ao qual os aços inoxidáveis existentes estão expostos. Não há um consenso geral na indústria para combinar ou selecionar aços inoxidáveis para aplicações típicas na infraestrutura municipal.

 

selecao-de-acos-inoxidaveis-tabela-0517

 

Diretrizes

Em resposta a esses desafios, um projeto financiado pelo US Bureau of Reclamation e pela Water Research Foundation desenvolveu um conjunto de diretrizes para o uso dos aços inoxidáveis na indústria da água e dessalinização (Guidelines for the Use of Stainless Steel in the Water and Desalination Industries). As diretrizes apresentadas nesse projeto vão ajudar os profissionais da água e dessalinização a realizar três coisas:

(1) Especificar adequadamente o tipo de aço inoxidável usado para diferentes aplicações com base em considerações sobre a qualidade da água;
(2) Especificar adequadamente a norma de construção que, se seguida, poderá ajudar a estender a vida útil dos aços inoxidáveis a mais de 20 anos; e
(3) Identificar as condições de operação adequadas para evitar da melhor maneira possível a corrosão dos aços inoxidáveis.

Na edição de maio do Journal da AWWA (www.awwa.org), foi publicado o artigo “Guidelines for Using Stainless Steel in the Water and Desalination Industries”, um resumo do relatório final do projeto citado. O artigo é uma cartilha sobre os aços inoxidáveis e fornece recomendações para o seu melhor uso com base em literatura abalizada e em experimentos de corrosão. São apresentadas diretrizes para a especificação, preparação e manuseio dos aços inoxidáveis para facilitar o desenvolvimento de especificações detalhadas desses materiais.

Acesse aqui o artigo do AWWA Journal ou, se preferir, acesse aqui para baixar o relatório completo do projeto.

Foto: GE Water

Fonte: AWWA, adaptado por Portal Tratamento de Água – www.tratamentodeagua.com.br