Notícias

Sabesp tem pacote de obras de mais de R$1 bilhão para o litoral paulista

Publicado em 09/04/2019 às 10:26:55
Categoria(s): Outros,
Tags: Litoral paulista, Sabesp,

A Sabesp prevê investir mais de R$1 bilhão nas cidades da Baixada Santista e do Litoral Norte nos próximos anos.

emissario

Emissário Submarino de Santos

São obras para ampliar o abastecimento de água, acompanhando o crescimento da população e do turismo, e aumentar a coleta e o tratamento de esgotos nas cidades praianas. No entanto, para poder aplicar o montante previsto, a companhia precisa que as prefeituras dos municípios assinem a renovação dos contratos.

Das 13 cidades da região, apenas Santos tem contrato vigente com a Sabesp. Nos outros oito municípios da Baixada Santista (Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande e São Vicente) e nos quatro do Litoral Norte (Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba), a companhia atua com escrituras públicas. Esse tipo de documento não dá respaldo para que sejam feitas melhorias no saneamento das cidades. Para que os moradores vejam as obras e sintam os benefícios delas, é fundamental que seus prefeitos assinem os novos contratos.

Os investimentos já realizados pela Sabesp na região comprovam a importância de investir em saneamento, principalmente numa região onde a economia é muito movimentada pelos turistas. De acordo com o Relatório de Qualidade das Praias da Cetesb, o número de praias com condições ótimas ou boas na Baixada e no Litoral Norte passou de 33 em 2011 para 56 em 2016, data do levantamento mais recente. Também houve diminuição no número de pontos de amostragem ruins ou péssimos – caíram 52%, de 44 para 21. O próprio documento da Cetesb destaca os investimentos da Sabesp em coleta e tratamento de esgoto como motivo para a melhora na balneabilidade. Por isso, além de ser uma questão de saúde pública, a renovação dos compromissos também trará benefícios para o meio ambiente e atrairá ainda mais turistas.

Obras previstas

Diversas obras estão previstas para aumentar os índices de atendimento na região. Na Baixada Santista, entre as principais intervenções estão os Sistemas de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário Cotas, em Cubatão; Estações de Tratamento de Água Peruíbe e Guaraú, em Peruíbe; Estação de Tratamento de Água Melvi e Sistema de Esgotamento Sanitário Vila Sônia, em Praia Grande; Sistema de Esgotamento Sanitário Alemoa, em Santos; Sistema de Esgotamento Sanitário Rio da Praia, em Bertioga; Sistema de Esgotamento Sanitário Vila Zilda, em Guarujá; Sistema de Esgotamento Sanitário Vila Margarida, em São Vicente; e a ampliação da Estação de Tratamento de Água Mambu-Branco, em Itanhaém, que também beneficiará Praia Grande, Mongaguá e Peruíbe.

No Litoral Norte, destaque para obras como o Sistema de Esgotamento Sanitário Jardim Adalgisa, no Massaguaçu, em Caraguatatuba; novas captações do Sistema de Abastecimento de Água Água Branca, em Ilhabela; novo Sistema de Abastecimento de Água Itamambuca e ampliação do sistema de reservação em Ubatuba; Sistemas de Abastecimento de Água Cristina e Boiçucanga, Sistemas de Esgotamento Sanitário Barra do Una e Engenho e Estação de Tratamento de Esgotos Itatinga/Araçá, em São Sebastião.

Além das grandes obras, o planejamento da Sabesp também leva em conta a manutenção das estruturas já existentes, custos operacionais e o crescimento vegetativo previsto para o período.

Fonte: Sabesp.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *