NOTÍCIAS

Rio quer construir data center no Parque Olímpico

Rio quer construir data center no Parque Olímpico

A prefeitura do Rio de Janeiro pretende construir, até 2027, um data center na cidade. O prefeito Eduardo Paes (PSD) anunciou o projeto na abertura do Web Summit, evento de tecnologia que acontece na zona oeste da cidade.

O Executivo carioca informou que construirá o centro de processamento de dados no Parque Olímpico, onde ficava o centro de transmissão dos Jogos Olímpicos de 2016. A ideia é que o data center tenha capacidade inicial de 1,8 gigawatts até 2027 e que ampliem para 3 gigawatts até 2032.

O projeto, que recebeu o nome de “Rio AI City” (“Rio, cidade da inteligência artificial”, numa tradução literal), ainda está nos estágios iniciais. Além disso, segundo o presidente da Invest.Rio, Sidney Levy, ainda não há um orçamento fechado para a construção do data center.

“O papel da cidade é fornecer infraestrutura, eletricidade, terras, licenças, fluxo de informações, fluxo de pessoas. Ainda não temos o número [de quanto custará]. Esse é um projeto muito grande, e o que estamos fazendo aqui é dizer claramente para todos nossa intenção de fornecer toda a infraestrutura necessária para esse projeto”, disse.

O vice-prefeito do Rio, Eduardo Cavaliere (PSD), afirmou que a ideia é viabilizar a construção do data center por meio de parcerias público-privadas. Assim, a viabilidade do projeto está atrelada a parcerias entre o setor público e o privado.

“Sobre a estrutura de investimento da AI City, com certeza será público-privada. Além disso, vamos precisar de diferentes ‘stakeholders’ para a cadeia de produção de dados e na produção de data centers. Portanto, precisamos de infraestrutura na área de energia, infraestrutura para a urbanização do centro e, claro, parceiros privados para desenvolver os data centers.”

Os data centers são sistemas de computadores interligados que consomem energia 24 horas por dia e precisam ser refrigerados para evitar o superaquecimento. Nesse sentido, Cavaliere afirmou que o centro de processamento de dados vai contar com energia limpa e fornecimento ilimitado de água.

“Estamos agora no primeiro passo, garantindo que temos a área certa, com muitos milhares de metros quadrados destinados a se tornarem data center no lugar certo, que já é abastecido por uma boa infraestrutura em termos de fornecimento de energia e abastecimento de água e pelos cabos submarinos que conectam a cidade do Rio com outros polos importantes”, disse Cavaliere.

Fonte: Valor


ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS