NOTÍCIAS

Reservatórios de distribuição de água da Embasa são fiscalizados em Salvador

Estações já foram examinadas e foram encontradas bactérias

A partir dessa segunda feira (31), os reservatórios de distribuição da Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento) espalhados nos 12 distritos sanitários de Salvador serão inspecionados. A SMS (Secretaria Municipal da Saúde), através da Visamb (Vigilância em Saúde Ambiental), fará a fiscalização para garantir que a qualidade da água esteja dentro do padrão de potabilidade para consumo humano.

Na quarta (19), sexta (21) e sábado (22), foram inspecionadas as Estações de Tratamento de Água Vieira de Melo e Teodoro Sampaio, além da área das bacias de captação das barragens de Ipitanga I e Joanes I. Segundo Ricardo Lourenço, subcoordenador da Visamb, durante as inspeções foram dadas algumas recomendações.

— O que nos preocupa é o manancial, pois lá encontramos cianobactérias. Na próxima semana, teremos uma reunião com a Embasa para verificar o que será feito para resolver a situação e evitar que a quantidade de cianobactérias aumente.

As cianobactérias causam cheiro e gosto desagradáveis na água. Elas ainda liberam toxinas que podem oferecer riscos à população. No final de novembro, a Visamb irá apresentar um resultado conclusivo referente às avaliações.

Fonte: R7