NOTÍCIAS

Represas estão com mais de 90% da capacidade em Juiz de Fora/MG

De acordo com a Cesama, não há preocupação de desabastecimento no município. Apesar disso, é importante economizar.

 

represa

 

Os três reservatórios de Juiz de Fora estão com a capacidade acima de 90%. A medição ocorreu no dia 14 de abril. Veja abaixo os dados por local.

De acordo com a Companhia de Saneamento Municipal (Cesama), não há preocupação de desabastecimento no município. Entretanto, a pasta sempre orienta o uso racional da água.

Situação das represas

Represa de Chapéu D’Uvas

Segundo a Cesama, a represa de Chapéu D’Uvas está com a capacidade de 91,7%. O dado é do dia 14 de abril. Na mesma data do ano passado, o local tinha 52,7%.

A adutora de Chapéu D’Uvas foi inaugurada em agosto de 2014, saindo da barragem até chegar à Estação de Tratamento de Água Walfrido Machado Mendonça (ETA CDI), onde a água é tratada e distribuída.

O local tem capacidade de adicionar até 900 litros de água por segundo ao sistema da cidade, o que reforça o abastecimento em todo o município.


LEIA TAMBÉM: PRINCIPAIS BARRAGENS DA BAHIA RECUPERAM VOLUME ÚTIL DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA POR CAUSA DE CHUVAS.


Represa João Penido

Conforma a pasta, a represa de João Penido tem o melhor nível da cidade. O local está com a capacidade de 95,1%. No mesmo período de 2019, o reservatório chegou a marcar 86,8%. Os números são do dia 14 de abril.

Atualmente, o local abastece cerca 50% do município. A área da bacia de contribuição é de 68 Km² e o volume armazenado de água no reservatório é de aproximadamente 16 bilhões de litros.

Represa de São Pedro

Já na represa de São Pedro, a capacidade é de 95%. Na mesma época do ano passado, era de 88,6%. Lembrando, que os dados são comparados do dia 14 de abril, nos períodos de 2020 e 2019.

A Estação de Tratamento de Água (ETA) instalada no local produz cerca de 120 litros de água por segundo, variando de acordo com o nível da represa.

Fonte: G1.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:
Gás de efeito estufa pode dar origem a combustíveis sustentáveis

Gás de efeito estufa pode dar origem a combustíveis sustentáveis

Transformar poluição em combustível é o que se pretende com um processo denominado hidrogenação do dióxido de carbono (CO2), que transforma o CO2 – um dos principais gases de efeito estufa – em produtos químicos e combustíveis renováveis. Um dos produtos mais importantes é o metanol, um composto versátil utilizado em tudo, desde plásticos até combustíveis.

Continuar lendo »
'Temos projetos para ampliar capacidade de produção em 12%', afirma gerente-geral da Refinaria de Cubatão

‘Temos projetos para ampliar capacidade de produção em 12%’, afirma gerente-geral da Refinaria de Cubatão

Aos 70 anos, completados em 16 de abril, a Refinaria Presidente Bernardes de Cubatão (RPBC) tem muita história para contar e futuro no olhar. Por isso, A Tribuna conversou com o gerente-geral da RPBC, Fernando Tadeu de Castilho. Formado em Engenharia Mecânica pela Escola Federal de Engenharia de Itajubá (MG), Castilho ingressou na Petrobras em março de 1987, atuando em diversas refinarias, fábricas de fertilizantes e na sede. Ele exerce o cargo de gerente-geral desde 2010. No Estado de São Paulo, é a terceira refinaria em que atua nessa posição. Na entrevista, Castilho fala sobre a importância da refinaria para a cidade e o País, além das perspectivas econômicas da empresa em termos de sustentabilidade e de economia, dentre outros assuntos.

Continuar lendo »