NOTÍCIAS

Represa Billings faz 97 anos

Na semana do Dia Mundial da Água, celebrado, na terça (22), a represa Billings, localizada na cidade de São Bernardo do Campo/SP, completa 97 anos, no domingo (27).

Idealizada em 1925, pelo engenheiro Billings, funcionário da extinta concessionária de energia elétrica Light, tinha como objetivo armazenar água para gerar energia elétrica para a usina hidrelétrica Henry Borden, em Cubatão

Represa Billings

Foto: Usina de Belo Monte (licença Creative Commons – commons.wikimedia.org – sem alteração)

Devido ao grande crescimento populacional, nas décadas seguintes no ABC Paulista, a água da represa passou a ser usada para o abastecimento público.

Em seguida, para aumentar a vazão da represa e ampliar a capacidade da usina, teve início o desvio de parte das águas do Rio Tietê e seus afluentes para o reservatório Billings. Neste processo, além do aumento na produção de energia elétrica, houve piora da qualidade da água da represa.

Desde 2015, a USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul), monitora a qualidade da água da Billings. Em uma das últimas análises feitas em 2020, os pesquisadores constatam que a água está no nível mais crítico desde o início do estudo.

No entanto, estão em andamento obras do sistema de esgotamento sanitário, pertencentes ao Programa Pró-Billings, dividido em três fases, que, após a conclusão, irá duplicar o índice de tratamento de esgoto de São Bernardo, passando de 30,5% para 60%.


 

LEIA TAMBÉM: SUPERBACTÉRIAS ENCONTRADAS NA BILLINGS/SP PREOCUPAM SAÚDE PÚBLICA


Programa Pró-Billings

O Pró-Billings é o programa da Sabesp que executa obras para coleta, afastamento e tratamento de esgoto na região da Billings. Com a conclusão das três fases do programa, o índice de tratamento de esgoto de São Bernardo vai mais que duplicar, passando de 27% para 60%.

Além de beneficiar mais de 250 mil moradores de São Bernardo, também encaminhará para a estação de tratamento, os esgotos de 132 mil moradores de Diadema, totalizando 382 mil pessoas atendidas. Desse modo, o CT Couros levará para tratar o esgoto gerado na própria bacia do ribeirão dos Couros e também aquele bombeado da bacia da Billings por meio do Pró-Billings, além de parte do esgoto produzido em Diadema.

Área de Proteção e Recuperação de Manancial da Represa Billings

Toda a área de mananciais da represa Billings corresponde à sua bacia hidrográfica. Isto significa que todos os rios, córregos e toda a chuva que cai nessa área irão desaguar na Billings.

Se forem lançados esgotos sem tratamento, outros poluentes e lixo, esses também acabarão atingindo a represa.

Fonte: Jornal ABC


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: SOLUÇÃO PARA A CRISE HÍDRICA ESTÁ ESCONDIDA SOB NOSSOS PÉS?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: USINA DE BELO MONTE PLANEJA PARQUE SOLAR PARA COMPENSAR BAIXA PRODUÇÃO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: