NOTÍCIAS

Ramboll apresenta Smart Water – Tecnologia traz soluções inovadoras para indústrias

A Consultora Ambiental Ramboll, uma das maiores do mundo, desenvolveu uma solução tecnológica voltada aos serviços de água para indústria, considerando os principais desafios em relação ao uso desse recurso escasso e limitado

 

ramboll

IMAGEM ILUSTRATIVA

 

Denominada de Smart Water, essa solução aborda todo o ciclo de água na indústria, desde a identificação de fontes de abastecimento, passando pelo processo produtivo até o lançamento final de efluentes, em uma análise detalhada e integrada.

A tecnologia é fundamentada em três pilares: Eficiência e Uso Sustentável da Água; Estruturas Verdes (infraestrutura Blue-Green) e Integração de dados para Gestão de Ativos.

Essa solução tecnológica possibilita mapear todos os usos de água, identificar fontes alternativas de abastecimento, reduzir o consumo, mitigar problemas decorrentes de inundações e gerenciar todas as informações e dados referentes ao ciclo da água na indústria, através de uma plataforma digital.

Eficiência e Uso Sustentável da Água

Essa atividade consiste no estabelecimento de metas de redução de consumo da água, com a possibilidade de reuso, e na identificação de oportunidades para o uso eficiente e sustentável, através de análise técnica e econômica de alternativas.

A adoção do Smart Water segue alguns passos. Inicialmente, será elaborado um mapeamento de todos os usos e consumos de água da empresa, incluindo fornecimento, geração de efluentes e perdas. Serão identificados, também, os riscos relativos à sustentabilidade de fontes de abastecimento, com relação à qualidade e disponibilidade hídrica.

Com base no levantamento de todos os dados, será elaborado um balanço hídrico e na sequência serão apresentadas as oportunidades para redução de consumo e de custos, que podem incluir implantação de sistemas de reuso, aquisição de novos medidores de vazão, ou até mesmo, adoção de novas medidas operacionais, no que tange à gestão da água.

Infraestrutura “Blue-Green”

Em todo o mundo, as cidades enfrentam grandes riscos de inundações devido a maior frequência de tempestades e chuvas e intensas.  A Ramboll está ajudando gestores públicos e privados em escala global, fornecendo soluções específicas, que reduzem os riscos de inundações e aumentam a habitabilidade.

A ocorrência desses eventos tem ocasionado diversos problemas nas indústrias, muitas vezes afetando a linha de produção, com grandes prejuízos financeiros.

Denominada de Infraestrutura “Blue-Green”, essa solução consiste na implantação de um sistema integrado de manejo e gestão de águas pluviais, com componentes que fortalecem os ecossistemas, por meio da adaptação de processos naturais (sistemas de vegetação) – “estruturas verdes” – que facilitam a infiltração da água no solo, substituindo áreas impermeáveis.

ramboll

Em 2016, a Infraestrutura “Blue-Green”, recebeu a aprovação de especialistas independentes da Universidade Nacional de Singapura, da Universidade Zeppelin na Alemanha, da Escola de Graduação em Design da Universidade de Harvard e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts.

(MIT), que revelaram  os benefícios múltiplos e inter-relacionados decorrentes da adoção dessas estruturas verdes, que é indicada para locais vulneráveis à inundações e alagamentos, com um benefício adicional estético, de melhoria do paisagismo.

A implantação da Infraestrutura “Blue-Green”, considera as seguintes etapas de atividades:

  • Mapeamento com delimitação do local de interesse, para definição da área de drenagem do estudo
  • Levantamento de restrições e potencialidades urbanísticas e ambientais
  • Reconhecimento de campo para mapear erosões, estruturas hidráulicas existentes, áreas susceptíveis à inundações e avaliação prévia do uso e ocupação do solo
  • Definição de alternativas de intervenções, considerando o conceito de manejo e integração de infraestruturas Blue-Green

Gestão Integrada de Dados

O terceiro pilar da solução Smart Water, de água para indústria, é a implantação de Sistemas Inteligentes e Automatizados para Gestão Integrada de Dados, relativos a todos os usos da água.

Esse sistema possibilita o monitoramento, em tempo real, de todas as etapas que envolvem a utilização de água, incluindo: abastecimento, processo produtivo, tratamento de efluentes, reuso e descarte final.

Consiste em uma Plataforma Digital, com apresentação de Dashboards interativos, georreferenciamento das informações, envio de alertas de não conformidades, registro histórico dos dados, controle de acesso por departamento/setor e garantia de precisão dos dados.

ramboll

Benefícios

A aplicação do Smart Water traz diversos benefícios para as indústrias, entre os quais:

  • Otimização do uso da água e redução de custo;
  • Redução de descarte de efluentes em corpos hídricos;
  • Mitigação de problemas decorrentes de alagamentos e inundações;
  • Melhoria do visual paisagístico;
  • Gestão Integrada de dados, com monitoramento remoto, incluindo:
    • Atendimento ao Compliance (legislação ambiental)
    • Acesso aos dados operacionais e monitoramento em tempo real
    • Gestão de ativos
    • Comparação de desvios em operações multi-sites

PROJETOS DA RAMBOLL

TRATAMENTO DE EFLUENTES E GESTÃO DA ÁGUA HYDRO-ALUNORTE, PARÁ

ramboll

AVALIAÇÃO E MITIGAÇÃO DE RISCOS DE INUNDAÇÃO INDÚSTRIA FARMACEUTICA, DINAMARCA

ramboll

TRATAMENTO E REUSO DE EFLUENTES INDUSTRIAIS, INDÚSTRIA QUÍMICA GLOBAL

ramboll

CONHEÇA AS SOLUÇÕES DA RAMBOLL

 

Paula Vilela

Water Sector Leadership / Liderança de Água e Saneamento Ramboll Brasil

T: +55 11 97862-0552

E-mail: pdvilela@ramboll.com

 


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: MP-SC ABRE INQUÉRITO PARA APURAR IRREGULARIDADES NO FORNECIMENTO DE ÁGUA EM GUABIRUBA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: ETES DE GUARULHOS/SP TRATAM 47% A MAIS DE ESGOTO APÓS SABESP ASSUMIR