NOTÍCIAS

Dra. Mayara pede ampliação do projeto Água Boa em comunidades ribeirinhas

Dra. Mayara pede ampliação do projeto Água Boa em comunidades ribeirinhas

Deputada Dra. Mayara Pinheiro Reis solicita aceleração do Projeto Água Boa no Amazonas para Combater Incêndios e Fornecer Água Potável

Dra. Mayara pede ampliação do projeto Água Boa em comunidades ribeirinhas

A deputada estadual Dra. Mayara Pinheiro Reis (Republicanos) destacou, no dia 19/10, o Indicativo ao Governo do Amazonas para que a implantação do projeto Água Boa seja acelerada e ampliada, especialmente em comunidades próximas aos focos de incêndios constantes. O projeto consiste na instalação de poços artesianos em locais estratégicos para fornecimento de água potável.

Segundo Dra. Mayara, a instalação desses poços é essencial não apenas para combater queimadas, mas também para levar água potável de qualidade e suprir as necessidades básicas das famílias.

“Nas comunidades, os próprios moradores se unem e tentam cavar os poços, no entanto, muitas vezes não conseguem atingir a profundidade necessária, resultando em poços rasos. Com a estiagem severa deste ano, alguns desses poços secaram, deixando as pessoas com sede. Ter água potável é um direito básico de todo cidadão”, enfatizou a deputada.

Atualmente, o projeto Água Boa contempla 12 municípios com 33 sistemas instalados em comunidades ribeirinhas. A segunda fase do projeto iniciou em julho, com o objetivo de atender cerca de 25 comunidades de difícil acesso, beneficiando em média 15.000 famílias.

“Nosso estado tem dimensões gigantescas e, muitas vezes, o Poder Público não consegue chegar em tempo hábil para conter danos causados. Além dos focos de incêndio, o acesso à água potável se torna escasso. Instalar esses poços artesianos de forma mais rápida e em mais localidades pode ajudar a salvar as pessoas e o meio ambiente”, justificou a parlamentar.

A proposta da deputada prevê ainda a realização, por parte do Estado, de um planejamento extenso das áreas mais suscetíveis a incêndios florestais e com maior dificuldade de acesso das forças de contenção, visando a instalação estratégica de poços artesianos. O documento também sugere a realização de treinamento e conscientização para os moradores das comunidades beneficiadas.

Fonte: aleam


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: EMPRESA PLANEJA CONSTRUIR TURBINA DE ENERGIA EÓLICA DA ALTURA DA TORRE EIFFEL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: A FLORESTA EM PÉ É FUNDAMENTAL PARA NOSSA ESTRATÉGIA CLIMÁTICA, DIZ ELETROBRAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: