Fluence assina contrato junto a Eneva, para o fornecimento de uma Planta de Tratamento de Água Desmineralizada, que será instalado no Amazonas, Brasil.
A Fluence tem o prazer de anunciar que assinou um contrato para fornecer um avançado Sistema de Tratamento de Água Desmineralizada para a Eneva em Silves-AM, Brasil. A Eneva é a principal operadora privada de gás natural terrestre no Brasil, com forte presença no Amazonas, contratando a Fluence para este projeto crucial devido à sua experiência e tecnologia de ponta.
O projeto, que faz parte do novo complexo de energia térmica da Eneva, Azulão I e II, esse projeto está avaliado em 1,1 bilhão de dólares e gerará 950 MW.h, fornecendo energia para cerca de 4 milhões de lares conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN). A construção começará imediatamente e a conclusão está prevista para o primeiro trimestre de 2026.
Devido à localização remota do projeto Azulão, o sistema da Fluence será montado sobre skids para facilitar e acelerar os tempos de construção e comissionamento. O sistema utilizará tecnologias de Ultrafiltração (UF), Osmose Reversa de Duplo Passo e Eletrodeionização Contínua (CEDI) para garantir a alta qualidade da água desmineralizada, necessária para atender à crescente demanda energética do Brasil e fomentar o desenvolvimento econômico e energético da região do Amazonas.
Manuel García de la Mata, VP – Diretor Industrial de Tratamento de Águas da Fluence, expressou: “Estamos encantados de ter a oportunidade de apoiar a Eneva mais uma vez, tendo fornecido um sistema similar para seu projeto Jaguatirica há vários anos. Empresas como a Eneva estão realizando investimentos importantes no setor energético no Brasil e nossa oferta de produtos e experiência nos tornam ideais para apoiar seu crescimento. Esperamos aproveitar nossa experiência no Brasil e no setor energético enquanto buscamos novas oportunidades futuras.”
A Fluence Sulamérica se orgulha de ser um parceiro estratégico na construção do novo Complexo Termoelétrico Azulão, contribuindo com soluções inovadoras e eficientes para transformar desafios em soluções concretas, avançando o setor energético no Brasil.
Diante do iminente início da construção da planta dessalinizadora do Ceará, a Associação Latino-Americana de Dessalinização e Reúso de Água, ALADYR, considera que este projeto será um marco inicial da expansão da dessalinização potável no Brasil.
Estão abertas as inscrições para a audiência pública “Crise Climática: Poder Judiciário, sustentabilidade e resíduos sólidos”, que acontecerá na sede do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Brasília, no dia 8 de outubro, às 14h.
O Paraná se destaca no cenário nacional com a aprovação do projeto Biogas-to-H2 Paraná (B2H2), liderado pela Copel e Sanepar, no plano de investimentos do governo federal.