A ETE Fortaleza, em Blumenau-SC com o processo MBBR ( Moving Bed Biofilm Reactor ) seguido de lodos ativados com aeração prolongada da MEMPHIS vem operando com resultados de DBO no efluente final inferiores a 10 mg/L, apesar da garantia contratual de 30 mg/L. O projeto atual visa o final de plano com vazão média de 433 L/s.
Outro exemplo, agora na área industrial, é a ETE com o processo IFAS ( Integrated Fixed Bed Biofilm ) em uma fábrica de papel no interior de São Paulo, que utilizou uma antiga planta de lodos ativados para a sua modernização e ampliação.
Os resultados da DBO do efluente final apresentam-se inferiores ao contratado e com bastante estabilidade ( ao contrário do que ocorria com a antiga planta ), sendo que a melhoria é também comprovada com a identificação microscópica da melhoria dos flocos do lodo ativado presentes no reator IFAS, que tem apresentado aumento de sua densidade ( diminuição do tamanho dos flocos ) o que leva a uma sedimentação mais rápida e a um efluente de melhor qualidade.
SOBRE A MEMPHIS :
- Pioneiros no Brasil desde 1.999 com o MBBR e IFAS, da Biowater Techn. (Noruega).
- Lodo Ativado – aeração prolongada, convencional e batelada.
- Benefícios de redução de Capex e Opex, otimização e upgrade de
ETEs com a utilização de tanques e equipamentos existentes.
- MBR : Membrane Bio Reactor – membranas de micro-filtração (MF) e ultra-filtração (UF).
- Referências municipais e industriais em São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Alagoas e Pernambuco.
Tel.: 11-2738 9613 / 11-98244 3216
website: www.memphis.ind.br
e-mail: [email protected]
Fonte: Memphis
ÚLTIMAS NOTÍCIAS: BIOCHAR ESTÁ ATRAINDO EMPRESAS PARA COMPENSAR SUAS EMISSÕES DE CARBONO
ÚLTIMAS NOTÍCIAS: VACINA DA CHIKUNGUNYA É SEGURA E PROTETORA EM 99% DOS CASOS, MOSTRA ESTUDO DA LANCET