NOTÍCIAS

Setorização, modelo para controle de perdas e manter o pleno abastecimento de água

Basicamente, a setorização da rede de distribuição de água é uma alternativa utilizada com objetivo de minimizar as perdas na distribuição.

abastecimento-ms

Porém, projetos de setorização também são fundamentais para o uso racional dos recursos naturais e para melhorar a qualidade do serviço de abastecimento de água fornecido à população.

As perdas reais correspondem aos volumes de água que não são consumidos, por serem perdidos através de vazamentos no percurso da ETA até os imóveis.

LEIA TAMBÉM: Abastecimento de água por rede atinge 99,6% dos municípios brasileiros

Sistema de Distribuição de Água

Todo sistema de distribuição de água é complexo e envolve um conjunto de elementos como: reservatórios, redes de distribuição, unidades de bombeamento e tubulações, que se cruzam e interligam para levar a água tratada da estação de tratamento – ETA até os imóveis dos consumidores.

A setorização divide a grande rede em setores menores, facilitando o gerenciamento e o controle operacional do sistema de distribuição de água potável.

Cada setor pode ser subdividido em um ou mais subsetores, denominados zona de pressão, setor de medição e setor de manobra. Isso permite um controle maior da pressão da água e, consequentemente, reduz a quantidade de rompimentos de tubulações e vazamentos.

Uma grande mudança que pode ser percebida de imediato pela população é na redução do número de manutenções que acabam provocando a suspensão do fornecimento de água. É que, com a setorização, em caso de ocorrência de vazamento, é possível isolar apenas uma pequena região afetada, sem a necessidade de suspender o fornecimento de água para vários bairros ao redor.

Para aplicar a setorização, a Sanesul faz uma análise preliminar topográfica do local de execução, avaliando todas as condições e benefícios reais do projeto, para a empresa e para a comunidade.

Setorização em Ribas do Rio Pardo em 2019

Jardim, Ribas do Rio Pardo, Inocência, Coronel Sapucaia, Sidrolândia, Ponta Porã, Bonito, Maracaju, essas são algumas das cidades operadas pela Empresa de Saneamento de MS – Sanesul, que passaram ou estão passando pelo processo de setorização.

Fonte: Enfoque MS.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:
Aterro sanitário em Manaus vai gerar biogás a partir de lixo urbano

Aterro sanitário em Manaus vai gerar biogás a partir de lixo urbano

O Centro de Tratamento e Transformação de Resíduos (CTTR), construído em Manaus, no Amazonas, vai aproveitar as emissões de gases do efeito estufa geradas na decomposição do que é descartado em toda a Região Metropolitana para produzir biogás. Com um terço das obras concluídas, a nova infraestrutura já pode começar a receber resíduos de todos os municípios localizados em um raio de 150 quilômetros da capital.

Continuar lendo »

ABES e Caesb promovem webinar sobre as estruturas de saneamento que serão visitadas durante o 33º Congresso da ABES

Nesta sexta-feira, 23 de maio, às 14h30, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), em parceria com a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), realiza um webinar que antecipa os bastidores de algumas das principais operações de abastecimento e tratamento de água e esgoto do país, estruturas que estarão abertas à visitação durante o 33º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (CBESA), promovido pela ABES, entre os dias 25 e 28 de maio, em Brasília.

Continuar lendo »