NOTÍCIAS

Paper sobre adoção de soluções digitais para água

Paper destaca os desafios e oportunidades para adoção de soluções digitais para água

 

solucoes-digitais-agua-ge-0417

 

Na medida em que as empresas de água começam a explorar as soluções digitais como um caminho para a sustentabilidade em água e energia, a GE Water & Process Technologies publicou o paper “The Future of Water Management: A Menu for Policymakers in the Digital Industrial Era” (O futuro da gestão da água: um menu para formuladores de política na era da indústria digital).

O paper mostra como as soluções digitais para a água estão revelando o seu potencial para transformar o modo como as empresas de água gerenciam o tratamento, distribuição e uso, e fornece orientação para governos que buscam acelerar a adoção dessas soluções.

De autoria de Jon Freedman, líder de parcerias e políticas globais da GE Water & Process Technologies, e Geoffrey Dietz, sócio da R. Michael Gadbaw Global Law & Policy que dá suporte à equipe global de Assuntos Governamentais e Política da GE, o paper apresenta os principais tipos de políticas que promovem a adoção das soluções digitais para água.

Essas políticas incluem educação e divulgação; remoção de barreiras; incentivos; e regulamentação e normas – oferecendo um menu de opções de políticas para ajudar os governantes a tratar os seus recursos hídricos e necessidades de infraestrutura através das soluções digitais. O paper também destaca exemplos de como várias cidades e países ao redor do mundo estão começando a adotar soluções e tecnologias digitais para água.

“Com muitos serviços abraçando a Internet Industrial para tratar de desafios agudos na infraestrutura de água, este guia fornece um valioso ponto de partida para os governos avaliarem o mix adequado de políticas que melhor se ajusta às suas necessidades”, disse Freedman.

“O paper mostra que uma ampla gama de políticas que promovem o uso das soluções digitais para água está sendo implementada efetivamente ao redor do mundo”.

Pontos chave

Os pontos chave do paper incluem:

• Educação e divulgação são geralmente percebidos como críticos para o avanço das abordagens digitais para água, não somente para encorajar a sua adoção, mas também para superar o ceticismo do público. As técnicas descritas no paper incluem prêmios de reconhecimento e programas de certificação, e iniciativas estratégicas de comunicação e educação.

• Barreiras à adoção de gestão e tecnologia digitais para água vêm em várias formas, incluindo regulamentação, financeira, de capital humano e falta de colaboração e compartilhamento de informações entre organizações. O paper discute opções usadas frequentemente para remover barreiras, tais como, novos mecanismos de concessões e prestação de contas, melhores modelos de financiamento, parcerias público-privadas e incorporação da gestão digital da água nas iniciativas existentes do tipo Smart City.

• Incentivos financeiros têm obtido sucesso em facilitar as mudanças nas operações dos serviços, assim como uma postura pública com relação à adoção da solução digital. Os incentivos governamentais vêm normalmente na forma de subsídios, subvenções e redução de impostos. Bancos públicos e fundos de infraestrutura também podem desempenhar um papel importante, fornecendo empréstimos com juros baixos e investimentos, que incentivem a adoção da solução digital para água.

• Finalmente, normas e regulamentações robustas quanto a segurança das informações têm um papel crucial para avançar na adoção de soluções digitais para água. O paper mostra como promover “open standards”, democratização e transparência das informações, assim como as salvaguardas da cibersegurança e a privacidade das informações financeiras, são mecanismos críticos da política.

Acesse aqui para baixar o paper (em inglês).

Fonte: GE Water & Process Technologies, adaptado por Portal Tratamento de Água – www.tratamentodeagua.com.br

Acesse para conhecer os produtos e serviços da GE Water & Process Technologies

Notícias relacionadas:

Tratando da escassez de água através de reciclagem e reúso