Óleo de Palma
Empresa utiliza óleo de palma para produzir energia renovável na Região Norte do Brasil
A Brasil BioFuels (BBF) conseguiu captar R$ 133,4 milhões para investir em termelétricas para geração de energia renovável no Estado de Roraima. A arrecadação ocorreu por meio de debêntures — títulos de empréstimos — negociadas na B3. A Genial Investimentos coordenou oferta.
Pioneira, a BBF oferece soluções para a produção de energia renovável em sistemas isolados. Ou seja: a empresa leva eletricidade de origem verde a comunidades que não estão ligadas ao Sistema Nacional de Distribuição.
“Estamos captando investimentos e trazendo parceiros para um projeto completamente sustentável, que une descarbonização da Amazônia e desenvolvimento socioeconômico da região, com foco em geração de emprego e renda no Norte do país”, destaca Milton Steagall, CEO da companhia.
A empresa usa biodiesel de óleo de palma para fazer a geração de energia. Ela opera de modo integrado, atuando desde o cultivo da planta, para obter matéria-prima, até a geração da energia elétrica.
LEIA TAMBÉM: SÃO BERNARDO AVANÇA EM TRATATIVAS PARA INSTALAÇÃO DE USINA DE BIODIESEL
O cultivo ocorre na Região Norte do Brasil e não gera o desmatamento de florestas. Ele é realizado somente em áreas degradadas antes de a companhia iniciar suas atividades. O governo federal demarcou essas regiões por meio de um decreto publicado em 2010. Desse modo, a companhia gera riqueza e promove a recuperação ambiental.
Além disso, o plantio da palma de óleo demanda a intensa aplicação de mão de obra. Assim, a operação cria vários postos de trabalho desde os primeiros passos da cadeia produtiva.
Atualmente, a BBF possui por volta de 70 mil hectares dedicados ao cultivo de palma. A produção anual de óleo gira em cerca de 200 mil toneladas. A companhia fornece energia elétrica para cerca de 140 mil consumidores. Ela tem 25 usinas termoelétricas em atividade e outras 13 em fase de implantação.