NOTÍCIAS

Veja as medidas que estão sendo adotadas em Ourinhos/SP para solução do problema da falta de água no verão

Em dias mais quentes, sobretudo com a chegada do verão, a oscilação no fornecimento de água em Ourinhos não é novidade, A falta de água em alguns pontos do município traz preocupação para a população e para a administração pública.

falta-agua

Como promessa de uma administração transparente, leal e comprometida com a situação da água do município de Ourinhos, a SAE em conjunto com a Prefeitura Municipal, vem respeitosamente perante seus munícipes e reais detentores do poder, apresentar as razões que justificam a falta de água no município, bem como as ações que estão sendo adotadas para resolução do problema.

Em dias mais quentes, sobretudo com a chegada do verão, a oscilação no fornecimento de água em Ourinhos não é novidade, A falta de água em alguns pontos do município traz preocupação para a população e para a administração pública, já que nesse período o consumo praticamente dobra.É lamentável que estejam fazendo uso político dessa situação para confundir a população e distorcer a realidade dos fatos.

Estação de Tratamento de Água

O município de Ourinhos possui uma Estação de Tratamento de Água (ETA) construída em 1962 e, desde então, não sofreu qualquer obra de melhoramento ou ampliação. Por óbvio, com o aumento da cidade, obras também deveriam ter sido realizadas na ETA, contudo nada foi feito. Isso significa que atualmente a ETA está trabalhando sobrecarregada e muito acima de sua capacidade(sua capacidade nominal é de 240 litros por segundo e vem operando com no mínimo 500 litros por segundo).

Em uma breve cronologia dos fatos, para melhor entendimento da população, em agosto de 2010 a SAE contratou e recebeu um Plano Diretor do Sistema de Abastecimento de Água (SAA), o qual tinha a finalidade de diagnosticar as deficiências existentes no município e propor as ações que deveriam ser adotadas para não ocorrer qualquer problemática de falta de água.

  • O Plano Diretor apontou 04 (quatro) alternativas para a solução do problema, as quais consistiriam em obras de grande vulto a curto, médio e longo prazo. Todas as 04 (quatro) alternativas determinavam a ampliação da ETA e 03 (três) delas incluíam, também, a perfuração de poços.Não houve, desde então, qualquer obra ou esboço para ampliação da ETA limitando-se as antigas gestões a realizarem a perfuração de 02 (dois) poços, no Ville de France e Diamantes, por serem obras mais baratas. Claramente a perfuração de 02 (dois) poços não resolveu o problema.
  • Adicionalmente, todos os equipamentos destinados à produção e distribuição de água funcionam através de energia elétrica e até 2018 eram acionados de maneira mecânica por servidores especializados dessa autarquia. Esse processo demandava tempo e, consequentemente, gerava a falta de água.Atualmente, a gestão do prefeito Lucas Pocay modernizou essa sistemática e tornou esse processo automático.Imediatamente, com a queda da energia o sistema é acionado na ETA de forma rápida, efetiva e, principalmente, sem causar risco de vida aos servidores da autarquia.
  • Além da existência dos inúmeros problemas técnicos, essa gestão assumiu a função sem qualquer documento hábil que pudesse embasar a adoção de obras, já que inexistem informações claras do volume correto de água produzida e distribuída no município de Ourinhos. Tão somente era informado por servidores mais antigos que o volume de água perdido era de aproximadamente 60% ou seja, apenas 40% da água tratada estava chegando para as casas das pessoas.
  • A SAE, em meados de 2016, contava com um déficit orçamentário de R$ 2.359.515,56, o que obviamente, impedia a realização de quaisquer atos sem que antes fossem equilibradas as contas públicas.

Medidas para regularizar o abastecimento de água

Diferentemente do que tem sido alardeado e difundido, a SAE está adotando inúmeras medidas para regularizar o abastecimento de água no município atuando diuturnamente para solucionar esse antigo e difícil problema, que tem afetado o dia a dia dos munícipes eque nesse ano parece ter atingido seu pico.

  • Diferentemente das antigas posturas, reduziu de maneira brusca os gastos da máquina pública e obteve êxito em guardar a quantia de 8 (oito) milhões de reais que será investida exclusivamente na ampliação da ETA, com previsão de início de licitação para o primeiro semestre de 2019.
  • Encontra-se também em processo a montagem de edital para perfuração de um 01 (um) poço com licitação prevista para o inicio de março de 2019.
  • Além disso, ciente da necessidade de não só aumentar a produção de água, como também a sua distribuição, a SAE já iniciou processo licitatório do projeto básico do Sistema de Abastecimento de Água (SAA), o qual definira o que precisara ser feito, priorizando as intervenções em adutoras e redes.
  • Com a máxima transparência para os munícipes, a Prefeitura Municipal de Ourinhos e a SAE deixarão de maneira permanente junto as suas sedes, cópia da documentação que comprova todos os fatos aqui relatados e noticiados, os quais poderão ser consultados por qualquer interessado.

Ciente de toda a situação vivenciada pela gestão do Prefeito Lucas Pocay e principalmente do caos da população ourinhense, a Prefeitura de Ourinhos e a SAE pedem a compreensão e auxílio da população para vencer a desordem, e informa que todas as medidas estão sendo adotadas para solução definitiva do problema, com foco principal em atender a população da melhor forma possível.

Fonte: SAE Ourinhos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: