Notícias

Inovação, sustentabilidade e responsabilidade social: pela igualdade de gênero

Publicado em 08/03/2017 às 09:46:58

“Homens e mulheres são diferentes mas devem ter direitos e oportunidades iguais”

cristhiani-chitero-suez

A sustentabilidade de uma empresa depende, cada vez mais, da sua capacidade de inovação. Inovação significa fazer diferente e o “fazer diferente “ somente é possível por meio da diversidade. Diversidade em termos de conhecimentos, atitudes, cultura etc. Diversidade em termos de gênero.

Homens e mulheres são diferentes mas devem ter direitos e oportunidades iguais. Ainda hoje, a participação das mulheres em mercados como o de meio ambiente é bastante restrita e esta é uma realidade que temos que mudar.

Felizmente a participação feminina tem crescido no setor. Isso se deve entre outras coisas à maior particição das mulheres nas formações mais técnicas. Os cursos de Engenharia, Química e afins tiveram o dobro de presença feminina na última década no Brasil e isso tem refletido no mercado de trabalho.

Em relação às competências comportamentais, orientação ao cliente, espírito empreendedor, desenvolvimento das equipes, iniciativa, flexibilidade e trabalho em equipe são algumas das que buscamos em nossos líderes. Competências estas, que, ao meu ver, independem do gênero.

Na minha experiência como expatriada da SUEZ na França, pude constatar nos quatro anos que trabalhei em Paris, que as relações entre os profissionais homens e mulheres eram um pouco mais equilibradas do que no Brasil devido a aspectos culturais e a um importante trabalho de empoderamento feminino realizado pelo grupo.

Independente de já ter alcançado resultados positivos por meio de ações nos diferentes processos de Recursos Humanos, a SUEZ continua empenhada em aumentar o número de profissionais mulheres em diversas posições, principalmente na liderança, pois tem convicção de que é tempo de abandonar de forma efetiva todos estereótipos.

Para comemorar no Brasil o Dia Internacional dos Direitos das Mulheres,  vamos lançar um grupo de trabalho para discutir temas que suportem o desenvolvimento da carreira e a participação feminina na empresa, além de incentivar os colaboradores a sugerirem ações que encorajem o respeito à diversidade e a igualdade de oportunidades, desta forma, buscando a quebra de preconceitos. Como empresa socialmente responsável,  nosso dever é promover uma cultura de respeito ao ser humano e auxiliar nossos colaboradores a disseminá-la.

Queremos que as mulheres saibam que não há limites no campo do trabalho e queremos ajudá-las a reconhecer e desenvolver o seu potencial, incentivando uma vida equilibrada, que  permita conciliar trabalho com qualquer escolha que tenha para sua vida pessoal.

* Cristhiani Forti é psicóloga, diretora de Recursos Humanos da SUEZ Brasil é casada com Fernando e mãe da Lara, de 3 anos.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *