O Grupo Reiter instalará usina de biometano em Capão do Leão, RS, para abastecimento de sua frota.
Com investimento de R$ 120 milhões, a construção ocupará área de 100 hectares. Deverá começar a operar em 2027, com capacidade produtiva inicial de 400 mil m³ de biometano por mês.
O empreendimento é resultado de joint venture da Estancia del Sur, empresa agropecuária do grupo, com a Geo Biogás & Carbon, formando a Geo del Sur. A nova usina utilizará resíduos orgânicos provenientes da produção agropecuária da própria Estancia del Sur como matéria-prima para geração de biometano para caminhões 100% a gás da Reiter Log.
Vinícius Reiter Pilz, diretor presidente da Reiter Log e da Estância del Sur e fundador da Geo del Sur, contou que o projeto de economia circular conecta três empresas do grupo:
“A Estância del Sur planta o milho, o boi come a silagem e o esterco é levado a um biodigestor. Aí entra a Geo del Sur, que utilizará este resíduo para gerar o biometano usado para abastecer os caminhões da Reiter Log e o fertilizante, que volta para a plantação de milho da Estancia del Sur e de outras fazendas da região”.
Com a produção da usina, a Reiter Log ampliará sua autonomia energética. Poderá atender integralmente sua demanda de abastecimento com biometano no Estado, com potencial de comercializar o excedente.
O Grupo Reiter conta com 2,5 mil funcionários e acumula faturamento de R$ 2 bilhões nos últimos doze meses. Com a nova usina de biometano a companhia deve gerar cinquenta postos de trabalho diretos. Atualmente, a empresa já opera 35% de sua frota com fontes renováveis e tem como meta alcançar 100% de veículos movidos a fontes alternativas até 2035.
Fonte: Autodata