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Gestão da Qualidade em Laboratórios

A princípio, a qualidade em laboratórios não é uma preocupação recente. Afinal, os consumidores sempre tiveram a necessidade de inspecionar seus bens e serviços e, consequentemente, os produtores também tiveram que inspecionar a qualidade de produção.

A questão é que a gestão de qualidade em laboratórios se tornou algo ainda mais essencial. Afinal, erros e falhas humanas se destacam muito mais atualmente, então, a qualidade dos serviços prestados impacta mais fortemente na sua imagem.

Por isso, prossiga com a leitura do artigo e entenda mais sobre o programa de qualidade laboratorial que deve ter em seu espaço de trabalho!

 

O que é o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ)?

“Antigamente, qualidade era associada com conformidade do produto em relação às suas especificações. Hoje em dia, é mais atada à satisfação do cliente.”

O Sistema de Gestão da Qualidade é o conjunto de atividades pelas quais se identifica os objetivos, processos e recursos necessários para alcançar os resultados. Dessa forma, o resultado positivo é quando a necessidade do cliente é atendida.

A partir dele, se define e garante padrões que atendem às boas práticas de laboratório e boas práticas de fabricação. Por isso, a empresa impulsiona-se na sua busca por melhoria contínua na qualidade dos laboratórios.

E como a gestão da qualidade atua? Ela se faz presente em três etapas dos processos laboratoriais:

  1. Fase pré-analítica, onde é feita a padronização do cadastro, coletas, manipulação, preparo e envio dos materiais;
  2. Fase analítica, onde são realizadas as calibrações, manutenções preventivas e o controle de qualidade (interno e externo);
  3. Fase pós-analítica, onde é feita uma conferência de tudo que foi feito até aqui.

   

Conclusão

Em síntese, a gestão da qualidade em laboratório proporciona diferentes benefícios para a sua empresa: a segurança do cliente, a melhora da qualidade nas análises, o aumento da produtividade e a diminuição de riscos que afetam a sua imagem!

Então, você também gostaria de saber mais sobre as Boas Práticas de Fabricação (BPF) ? Clique aqui para ler o nosso artigo sobre o assunto!  

Qual a diferença entre controle de qualidade e garantia de qualidade?

Antes de mais nada, dentro da gestão de qualidade em laboratórios, há uma confusão entre dois termos: controle da qualidade e garantia da qualidade. O primeiro é a parte da gestão laboratorial que foca no atendimento de requisitos.

Dessa forma, promove o controle dos processos no laboratório, englobando todos os passos na cadeia de eventos do espaço.

Enquanto a garantia de qualidade é a parte da gestão que foca na promoção da confiança de que os requisitos de qualidade estão sendo atendidos. Sendo assim, isso é feito através de tarefas como:

— Definição e publicação dos procedimentos da qualidade

— Homologação dos fornecedores, assim como qualificação deles e dos produtos

— Realização de auditorias

— Atendimento às reclamações dos clientes

— Treinamento dos colaboradores

— Monitoramento do atendimento das assistências técnicas

— Promoção da melhoria contínua

Qual é a importância de implantar um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ)?

E por que implantar o sistema de gestão da qualidade laboratorial? O motivo é simples: ele promove de maneira contínua a melhora do desempenho da organização, e por isso, atende de maneira satisfatória as expectativas dos clientes.

Esse sistema de gestão laboratorial existe para que o laboratório produza produtos e serviços dentro das normas e padrões adequados. Em contrapartida, quando bem aplicado, é uma ferramenta que torna o seu laboratório mais competitivo!

Quais são as principais normas e padrões que regem a gestão da qualidade em laboratórios?

As normas ISO foram criadas pela Organização Internacional de Padronização (ISO) para melhorar a qualidade dos produtos e serviços. Para construir um ótimo programa de qualidade laboratorial, você deve seguir duas normas ISO: 9001:2015 e 17025/2017!

Norma ISO 9001:2015

A norma ISO 9001 tem o enfoque no sistema de gestão da qualidade e deixa explícita a utilização do ciclo PDCA: Plan, Do, Check e Act. A atualização mais recente, ISO 9001:2015 trouxe as seguintes novidades:

— Gestão de riscos

— Novas terminologias

— Redução de oito para sete princípios de qualidade

Nessa versão, são especificados os requisitos para a determinação de riscos e também de oportunidades.

Quais são os sete princípios de gestão da qualidade?

Em suma, no programa de qualidade laboratorial, são adotados os seguintes princípios:

  1. Foco no cliente: o foco da gestão laboratorial é atender as necessidades dos clientes e até mesmo excedê-las
  2. Liderança: é necessário que a liderança em todos os níveis estabeleça uma unidade de propósito e direcionamento. Também deve criar condições para que as pessoas se engajem nos objetivos da qualidade
  3. Engajamento das pessoas: promoção de pessoas competentes para aumentar a capacidade da organização
  4. Abordagem de processo: para obter resultados consistentes e previsíveis, é necessário que as atividades sejam gerenciadas como processos inter-relacionados num sistema coerente
  5. Melhoria: o foco do laboratório é na melhoria contínua
  6. Decisão baseada em evidências: as decisões devem ser tomadas apenas com base na análise e avaliação de dados e informações
  7. Gestão de relacionamento: para ter um sucesso sustentável, a organização deve gerenciar bem seus relacionamentos com as partes pertinentes ao negócio

Norma ISO 17025:2017

A ISO 17025 é uma norma bastante completa para as boas práticas de laboratório e boas práticas de fabricação, englobando a ISO 9001. Sendo assim, é uma norma técnica internacional que define os pilares da implementação do sistema de gestão da qualidade no laboratório.

Portanto, com a certificação dela, você pode prosseguir com o processo de acreditação da competência e emitir certificados de ensaio com reconhecimento internacional. A ISO 17025 consiste em:

1. Requisitos gerais

2. Requisitos de estrutura

3. Requisitos de recursos

4. Requisitos de processo

5. Requisitos do sistema de gestão

Então, você também gostaria de saber mais sobre Boas Práticas de Laboratório (BPL) ? Clique aqui para ler o nosso artigo sobre o assunto!  

Quais são as normas de sistema de gestão?

Em resumo, existem as seguintes normas na gestão laboratorial da qualidade:

1. ABNT NBR ISO 9000, que traz os princípios de gestão da qualidade

2. ABNT NBR ISO 9001, que descreve os requisitos para obter a certificação

3. ABNT NBR ISO 9004, que traz as instruções para a implantação do Sistema de Gestão da Qualidade

4. ABNT NBR ISO 19011, que traz as diretrizes sobre auditorias do sistema de gestão da qualidade e gestão ambiental

   

Conclusão

Em síntese, a gestão da qualidade em laboratório proporciona diferentes benefícios para a sua empresa: a segurança do cliente, a melhora da qualidade nas análises, o aumento da produtividade e a diminuição de riscos que afetam a sua imagem!

Mais sobre este autor:

Ingrid Ferreira Costa

Ingrid Ferreira Costa é Founder & CEO da Biochemie – uma empresa de educação corporativa que prepara os Cientistas para o mercado de trabalho.

Foi uma das 100 escolhidas para participar do Programa de Aceleração de Creators do LinkedIn no Brasil. Ela é responsável por liderar a Divulgação Científica no LinkedIn e engajar comunidades que atuam nas áreas de Química, Biotecnologia e Ciência da Vida.

Ela possui formação nas áreas de Química, Ciências Farmacêuticas, Gestão da Qualidade e Cosmetologia.

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